Cigarro aumenta o risco para 56 doenças, mostra estudo da Lancet

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Análise de meio milhão de pessoas mostrou que fumar eleva em até 216% a probabilidade de desenvolver um câncer de laringe

Um novo e amplo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e da Universidade Peking e da Academia Chinesa de Ciências Médicas, ambos na China, avaliou os impactos a longo prazo do hábito de fumar. Publicado na revista científica The Lancet Public Health, o trabalho é considerado um dos maiores já feitos sobre o tema.

Divulgação

“Este estudo forneceu a primeira avaliação abrangente dos efeitos do tabagismo na saúde a longo prazo em uma ampla gama de doenças em homens e mulheres adultos na China. No geral, fumar sempre e regularmente foi significativamente associado a riscos mais altos de 22 causas de morte e 56 doenças individuais em todos os principais sistemas de órgãos, bem como mais episódios e durações mais longas de hospitalização, do que nunca fumar regularmente”, escreveram os pesquisadores.

Para isso, eles utilizaram informações de 512 mil adultos, recrutados entre 2004 e 2008, de diferentes regiões da China, disponíveis no banco de dados de saúde Kadoorie. Os participantes foram acompanhados durante um período de 11 anos, em que 48,8 mil deles morreram e 1,14 milhão de diagnósticos para doenças foram realizados.

Em seguida, os pesquisadores ajustaram os resultados para identificar quais óbitos e problemas de saúde foram ligados ao cigarro, dentro de um universo de 85 causas de morte e 480 doenças. Eles identificaram que o tabagismo foi diretamente associado a um maior risco para 56 diagnósticos e 22 causas de óbito.

O risco variou entre apenas 6%, no caso da diabetes, para até 216%, em relação ao câncer de laringe. Homens, no geral, tiveram maior probabilidade de desenvolver todas as doenças quando comparado às mulheres. Em ambos os sexos, algumas das doenças que tiveram o risco mais elevado pelo cigarro, de quase o dobro ou mais, foram:

  • Câncer de laringe;
  • Pneumotórax;
  • Tumores benignos de glândulas salivares;
  • Aneurisma e dissecção de aorta;
  • Câncer de pulmão;
  • Bronquite crônica;
  • Carcinoma in situ do ouvido médio e do aparelho respiratório;
  • Embolia e trombose arterial;
  • Enfisema;
  • Doença hepática alcoólica;
  • Câncer de bexiga.

Já entre as causas de morte, foram principalmente:

  • Câncer de pulmão;
  • Enfisema;
  • Parada cardíaca;
  • Câncer de bexiga;
  • Bronquite crônica;
  • Infarto.

Outro achado significativo do estudo foi que metade dos homens chineses que começaram a fumar antes dos 18 anos, e adotaram o hábito de forma frequente durante a vida, morreram devido ao cigarro.

Porém, o trabalho mostrou ainda um lado positivo. Entre as pessoas que decidiram parar de fumar completamente, após dez anos do último cigarro os riscos para desenvolvimento de doenças eram praticamente os mesmos daqueles que nunca desenvolveram o hábito do tabagismo.

“Os resultados são um lembrete das graves consequências do tabagismo e dos benefícios de parar antes que qualquer doença grave se desenvolva”, afirma Ka Hung Chan, pesquisador da Universidade de Oxford e principal autor do artigo, em comunicado.

Por O GLOBO

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Secretário Dudu Miranda detalha programação do GuadaFolia 2025

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Portal Cidade Luz entrevistou na manhã desta quarta-feira, 15 de janeiro, o...

Prefeito de Picos decreta estado de calamidade pública após enchentes

O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um...

Wellington confirma mudanças no Governo e interesse de Lula em ampliar sua base no Congresso

As alterações iminentes surgem em meio às investidas dos partidos de centro e centro-direita para ocuparem espaços no Planalto. O...

“Janeiro Seco”: por que reduzir o álcool o ano todo é importante para a saúde

Profissional explica que não há dose segura no consumo da bebida para o organismo, por isso o compromisso de...
spot_img

Presidente afastado da Coreia do Sul é preso após segunda operação policial

Yoon Suk Yeol sofreu impeachment em dezembro após decretar Lei Marcial no país O presidente da Coreia do Sul Yoon...

Bolsa Família tem impacto positivo na nutrição de crianças de 0 a 6 anos, indica estudo do MDS

Pesquisa mostra avanços em diferentes indicadores, como no Índice de Massa Corporal (IMC), com redução nos casos de magreza...
spot_img

Posts Recomendados