Defesa Civil monitora aumento das chuvas e orienta prefeitos piauienses sobre alagamentos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O objetivo é prevenir para eventuais inundações com a elevação do nível do Parnaíba.

A secretária de Defesa Civil do Estado, Norma Sueli Nogueira, realizou no sábado (14) uma reunião com a equipe técnica da pasta para discutir medidas preventivas por conta do aumento das chuvas e do volume das águas da Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe (350 km ao sul de Teresina).

Defesa Civil monitora aumento das chuvas e orienta prefeitos sobre alagamentos

Estiveram reunidos com a secretária o geógrafo Werton Costa e o engenheiro Francisco Carvalho, da assessoria técnica da pasta. A Defesa Civil está monitorando o volume do reservatório e vai orientar os prefeitos dos municípios à margem do Rio Parnaíba e as comunidades ribeirinhas. O objetivo é prevenir eventuais problemas com o aumento das chuvas e da vazão da barragem, e a consequente elevação do nível do Parnaíba.

Na sexta-feira (13), a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que elevará para 600 metros cúbicos por segundo a vazão da água da barragem. A vazão normal da barragem gira em torno de 350 metros cúbicos por segundo, mas geralmente aumenta nos meses de janeiro e fevereiro por conta do volume maior de chuvas na região sul do Estado e no Maranhão.

Com o aumento da vazão, o nível do Rio Parnaíba deve subir nas cidades de Floriano, Teresina e Luzilândia. A secretária de Defesa Civil afirma que o momento é de prevenção e planejamento. “Estamos estabelecendo ações preventivas no sentido de minimizar as possíveis ocorrências com aumento da vazão da Barragem de Boa Esperança e também das chuvas”, disse ela.

Entre as medidas preventivas, informou, estão visitas às áreas ribeirinhas, reuniões com prefeitos e representantes da Defesa Civil dos municípios. “Estamos fazendo também o alinhamento com o Corpo de Bombeiros, que atua tanto na parte preventiva, como em casos emergenciais”, explicou Norma Sueli.

O geógrafo Werton Costa explica que a elevação da vazão da barragem é baseada na previsão de aumento do volume de chuvas. Segundo ele, o momento é de acompanhamento e de orientação. “Nós já conhecemos as variações de vazão do Rio Parnaíba na barragem, conhecemos o regime pluviométrico e o comportamento das chuvas. Estabelecemos o contato com os municípios para dar as devidas orientações para uma ação preventiva e emergencial”, explicou.

Ele disse que a liberação das águas da barragem é um procedimento rotineiro no mês de janeiro, devido ao aumento das chuvas na região. O objetivo é conter a elevação de armazenamento do reservatório. Segundo informações da Chesf, nesta sexta-feira o volume da Barragem era de 64% abaixo do volume de espera estabelecido para o período, que é de 68%. Toda a operação segue as diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Fonte: Assessoria Fapepi

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados