Defesa Civil monitora aumento das chuvas e orienta prefeitos piauienses sobre alagamentos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O objetivo é prevenir para eventuais inundações com a elevação do nível do Parnaíba.

A secretária de Defesa Civil do Estado, Norma Sueli Nogueira, realizou no sábado (14) uma reunião com a equipe técnica da pasta para discutir medidas preventivas por conta do aumento das chuvas e do volume das águas da Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe (350 km ao sul de Teresina).

Defesa Civil monitora aumento das chuvas e orienta prefeitos sobre alagamentos

Estiveram reunidos com a secretária o geógrafo Werton Costa e o engenheiro Francisco Carvalho, da assessoria técnica da pasta. A Defesa Civil está monitorando o volume do reservatório e vai orientar os prefeitos dos municípios à margem do Rio Parnaíba e as comunidades ribeirinhas. O objetivo é prevenir eventuais problemas com o aumento das chuvas e da vazão da barragem, e a consequente elevação do nível do Parnaíba.

Na sexta-feira (13), a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que elevará para 600 metros cúbicos por segundo a vazão da água da barragem. A vazão normal da barragem gira em torno de 350 metros cúbicos por segundo, mas geralmente aumenta nos meses de janeiro e fevereiro por conta do volume maior de chuvas na região sul do Estado e no Maranhão.

Com o aumento da vazão, o nível do Rio Parnaíba deve subir nas cidades de Floriano, Teresina e Luzilândia. A secretária de Defesa Civil afirma que o momento é de prevenção e planejamento. “Estamos estabelecendo ações preventivas no sentido de minimizar as possíveis ocorrências com aumento da vazão da Barragem de Boa Esperança e também das chuvas”, disse ela.

Entre as medidas preventivas, informou, estão visitas às áreas ribeirinhas, reuniões com prefeitos e representantes da Defesa Civil dos municípios. “Estamos fazendo também o alinhamento com o Corpo de Bombeiros, que atua tanto na parte preventiva, como em casos emergenciais”, explicou Norma Sueli.

O geógrafo Werton Costa explica que a elevação da vazão da barragem é baseada na previsão de aumento do volume de chuvas. Segundo ele, o momento é de acompanhamento e de orientação. “Nós já conhecemos as variações de vazão do Rio Parnaíba na barragem, conhecemos o regime pluviométrico e o comportamento das chuvas. Estabelecemos o contato com os municípios para dar as devidas orientações para uma ação preventiva e emergencial”, explicou.

Ele disse que a liberação das águas da barragem é um procedimento rotineiro no mês de janeiro, devido ao aumento das chuvas na região. O objetivo é conter a elevação de armazenamento do reservatório. Segundo informações da Chesf, nesta sexta-feira o volume da Barragem era de 64% abaixo do volume de espera estabelecido para o período, que é de 68%. Toda a operação segue as diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Fonte: Assessoria Fapepi

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rodrigo Rocha e Abraão Araújo oficializam chapa para disputar presidência da AVEP

As eleições da entidade estão marcadas para o dia 4 de janeiro de 2025. Na terça-feira, 3 de dezembro, o...

Câmara de Guadalupe realiza duas sessões para votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal e Projeto de Resolução

Também foi feita a leitura do Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública a Augusta e Respeitável Loja...

Soraya Thronicke e Ciro Nogueira batem boca em CPI das Bets: ‘Me respeite’

A discussão ocorreu durante o depoimento de João Studart, CEO da Bet Nacional. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as apostas...

Governador destaca importância do agronegócio ao Piauí em homenagem a personalidades do setor

Nove produtores, cinco técnicos, quatro instituições e duas empresas foram agraciados com a Medalha do Mérito Agropecuário. O governador Rafael...
spot_img

Defesa do estudante que atropelou e matou casal na zona leste de Teresina pede sua liberdade à Justiça

A defesa argumenta que a prisão preventiva é ilegal, visto que o crime imputado ao estudante é culposo. A defesa...

Presidente da Coreia do Sul recua e revoga lei marcial após rejeição do Parlamento

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, voltou atrás nesta quarta-feira (4, noite de terça em Brasília)...
spot_img

Posts Recomendados