Gasolina em postos de Teresina será testada em laboratório móvel do Procon

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A medida tem como objetivo coibir a venda de combustíveis adulterados.

Para coibir a venda de combustível adulterado, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PI) está implantando o laboratório móvel, que irá fiscalizar os postos de combustíveis em Teresina e, posteriormente, nos demais municípios do Piauí. Com o novo protocolo de análise, a análise do produto será feita in loco e o resultado estará pronto em até 2 horas.

Para o chefe de fiscalização do Procon, Arimatéia Área Leão, esse tipo de ação garantirá mais segurança aos motoristas, que terão a certeza de consumir um produto com quantidade e qualidade. O laboratório irá avaliar diversos aspectos do combustível, incluindo cor e composição das amostras.

Foto: Edna Maciel/ODIA TV

“Quando encontrávamos produtos fora das especificações do MP, era coletado e encaminhado para fora, levando até 40 dias para obter o resultado. Hoje, com nosso laboratório, o resultado da análise ficará pronto em até 2 horas, então a gente já sai do posto com o resultado da qualidade do combustível”, disse.

Segundo Arimatéia Área Leão, até o momento foram fiscalizados apenas postos de combustíveis de Teresina e nenhuma apresentou irregularidade na qualidade e quantidade dos produtos. Entretanto, o chefe de fiscalização do Procon-PI destaca que as principais irregularidades são:

  • bomba baixa: no qual a quantidade de combustível depositada no tanque é inferior ao que deveria, podendo as perdas chegar a 60 ml
  • combustível adulterado: quando a quantidade de etanol é superior a 27%, como determina a Agência Nacional do Petróleo (ANP)

Amorcil Andrade, proprietário de um posto de combustível, na zona Leste de Teresina, destacou a importância do laboratório móvel como forma de assegurar que o produto que está sendo repassado ao consumidor atende às exigências da lei.

“Nós acreditamos que tendo esse processo nos ajudará e dará mais credibilidade. Não temos receio de fazer o teste porque queremos um produto de qualidade e pronto para atender o mercado consumidor”, enfatiza.

O posto de combustível que apresentar irregularidades será autuado e passível de multa, que pode variar de R$ 600 a R$ 10 milhões, além de ter a bomba do posto interditada A população poderá denunciar casos de possíveis adulterações através do canal do e-mail: [email protected] e/ou dos contatos (86) 2221-8120 e (86) 3216-4550.

Com informações de Edna Maciel/ODIA TV

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados