Operação visa coibir o desmatamento ilegal na região Sul do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A fiscalização acontece até sexta-feira (19). Nos primeiros dias, a inspeção ocorreu na cidade de Uruçuí, Curimatá e Morro Cabeça do Tempo.

A Operação Cerrado Vivo teve início nesta segunda-feira (15), por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), visando coibir o desmatamento ilegal na região Sul do Piauí. As ações de fiscalização acontecem até sexta-feira (19), em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil, e com apoio da Delegacia de Meio Ambiente. Nos primeiros dias, a inspeção aconteceu nas cidades de Uruçuí, Curimatá e Morro Cabeça do Tempo.

O policiamento visa impedir ações de desmatamento em reservas legais, em áreas indígenas, bem como o armazenamento e comercialização ilegal de madeira e a disposição irregular de resíduos sólidos. De acordo com a Semarh a fiscalização ocorre devido a denúncias, imagens via satélite e algumas requisições ministeriais encaminhadas, destacando principalmente na região da Serra Vermelha no Sul do Piauí.

“No decorrer de maio a Semarh recebeu muitas denúncias de desmatamento ilgela no extremo sul do estado, onde esse tipo de infração ainda é recorrente, principalmente no cerrado”, disse Major Marinho, diretor de Fiscalização da Secretaria.

Os Auditores Ambientais Fiscais e os Policiais estarão durante toda a semana na área do Cerrado, realizando a vigilância. A equipe é formada por quatro auditores fiscais ambientais, quatro policiais civis, dois delegados de polícia civil, três policiais militares e um policial penal. Para a realização do trabalho, os envolvidos contam com duas viaturas disponibilizadas pela Semarh e duas viaturas da Delegacia do Meio Ambiente.

Preservação de aves

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com o Parque Nacional de Sete Cidades e a Área de Proteção Ambiental Serra da Ibiapaba, realizou a Operação Outono 2023 na última semana, entre os dias 8 e 12 de maio. O principal objetivo dessa operação foi combater a caça ilegal e o tráfico de animais nos estados do Ceará e do Piauí.

A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que auxiliou nas atividades de fiscalização e no combate aos crimes ambientais. Os municípios abrangidos pela operação foram Piracuruca, Brasileira, Piripiri e Pedro II, no Piauí, e Viçosa do Ceará e Granja, no Ceará.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Vitamina D: estudo mostra todos os benefícios na redução das cólicas menstruais

Muita gente não sabe, mas a vitamina D também desempenha um papel importante na redução de cólicas menstruais. Para...

Com 444 cidades afetadas, Rio Grande do Sul chega a 136 o número de mortos devido às chuvas

Relatório a Defesa Civil registra ainda 756 feridos e 125 desaparecidos nas enchentes O último boletim de atualização da Defesa...

Bombeiros do Piauí chegam ao Rio Grande do Sul para auxiliar no trabalho aos desabrigados

Militares iniciaram operações de patrulhamento ainda na madrugada deste sábado (11). Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do...

Roberto Carlos, doa 200 mil e planeja show para arrecadar fundos para os desabrigados do RS

Artista pretende anunciar os detalhes da apresentação nos próximos dias O cantor Roberto Carlos fez uma doação de R$ 200...
spot_img

Hepatite A, tétano e gripe: veja vacinas recomendadas por especialistas para quem está no RS

Objetivo é garantir que todos estejam protegidos contra doenças evitáveis por vacinação. Três sociedades médicas divulgaram neste sábado (11) uma...

Contas de energia agora fornecem informações para denunciar violência doméstica no Piauí

O protocolo oferece um QR Code e um número para facilitar a denúncia de violência doméstica. Em colaboração com o...
spot_img

Posts Recomendados