Planos de saúde individuais sofrerão reajuste de até 9,63%, anuncia ANS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O preço dos planos de saúde individual e familiar sofrerá um reajuste de até 9,63%, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A medida, anunciada nesta segunda-feira (12), será válida entre 1º de maio de 2023 (de forma retroativa) até 30 de abril de 2024.

De acordo com a ANS, o aumento é válido para os planos médico-hospitalares contratados a partir de janeiro de 1999 ou que foram adaptados à nova legislação (Lei nº 9.656/98).

As operadoras dos planos de saúde aplicarão o reajuste nas datas em que o contrato dos serviços completarem um ano. A decisão não envolve planos coletivos. Já as diferenças no valor das mensalidades de maio e junho serão cobradas, respectivamente, em julho e agosto.

Para o cálculo do aumento, a ANS levou em consideração a inflação de 3,94%, divulgada em maio, acumulada em 12 meses, que toma como referência o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Dessa forma, o índice máximo de reajuste é mais de duas vezes a inflação medida em um ano.

Um levantamento elaborado pela agência e publicado em dezembro do ano passado indicou que o setor totalizou 50,4 milhões de usuários em planos de assistência médica, dos quais 8,9 milhões são familiares ou individuais.

O consumidor pode pesquisar todos os planos de saúde comercializados no país em um guia disponibilizado pela ANS. O órgão oferece ainda os seguintes canais para reclamações sobre irregularidades e dificuldades de atendimento:

Disque ANS: 0800 701 9656

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Viagens de lazer no Piauí crescem 75% e praia é destino preferido da população

Os piauienses realizaram cerca de 63 mil viagens de lazer em 2024, segundo pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira...

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes

O Ministério da Saúde iniciou a liberação de mosquitos Aedes aegypti machos e estéreis na aldeia Cimbres, no município...

Show católico com Adriana Melo encerra festejos de Nossa Senhora de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O show católico da cantora Adriana Melo, realizado na noite desta sexta-feira, 12...

Piauí participa do maior mutirão de cirurgias da história do SUS neste fim de semana

O Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) participarão da ação, que faz parte do...
spot_img

Moraes diz que retirada de sanções contra ele e esposa é ‘vitória do Judiciário brasileiro’

Ministro do STF agradeceu atuação do presidente Lula; Estados Unidos retiraram ele e a esposa da lista da Lei...

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...
spot_img

Posts Recomendados