Piauí possui o terceiro maior indicador de pessoas com deficiência no país

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O percentual de pessoas com deficiência supera o de pessoas sem deficiência a partir da faixa de 40 a 49 anos no estado.

O Piauí possui o terceiro maior indicador de pessoas com deficiência no Brasil. Em 2022, a população de 2 anos ou mais de idade com deficiência, quaisquer que fossem os tipos de dificuldades funcionais, atingiu cerca de 10,8%, sendo superado apenas pelos estados de Sergipe (12,1%) e do Ceará (10,9%).

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão o estado do Amazonas registrou a menor média, com 6,3%, já a média de pessoas com deficiência no Brasil foi de 8,9% e a da região Nordeste, de 10,3%, a maior dentre as regiões brasileiras.

Ao ser analisado o perfil das pessoas com deficiência no Piauí, segundo o critério de cor ou raça, cerca de 11,4% da população branca apresentava alguma deficiência. Já a população de cor preta apresentava indicador de 11,2%, enquanto a população de cor parda, cerca de 10,5%.

Ao contrário do que acontece com o Piauí, no Brasil a população de cor branca é a que tem menor prevalência de deficientes, com 8,7%, enquanto a população de cor preta é a detém o maior indicador, com 9,5%, seguida da população parda, com 8,9%.

Quanto ao sexo, no Piauí, o indicador de pessoas com deficiência no segmento masculino alcançava 9,8% daquela população, enquanto entre o segmento feminino esse índice alcançava 11,8%. Os indicadores do estado ficaram acima da média brasileira para ambos os segmentos, onde, no país, entre os homens a deficiência atingia cerca de 7,7% e entre as mulheres atingia 10%.

Já nos grupos etários, o percentual de pessoas com deficiência supera o de pessoas sem deficiência a partir da faixa de 40 a 49 anos, onde temos 15,4% de pessoas com deficiência contra 14,3% de pessoas sem deficiência no Piauí. Para o Brasil esse fenômeno se dá um pouco mais à frente, para a faixa etária de 50 a 59 anos, onde temos 16,8% de pessoas com deficiência contra 11,2% de pessoas sem deficiência.

De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, conduzida pelas Nações Unidas, a atual definição de deficiência diz que “pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Marcos Parente ganha Van adaptada para beneficiar pacientes em tratamento de saúde

Veículo garantido por emenda parlamentar proporcionará conforto aos marcoenses em tratamento fora do município. Na manhã desta quinta-feira, 16 de...

Educação do Piauí convoca mais 120 professores para atuar no estado

Os candidatos devem preencher o formulário e enviar a documentação necessária no período de 15 a 22 de maio. A...

Guadalupe inicia campanha de mobilização para prevenir queimadas em meio ao clima seco

O município planeja ampliar sua campanha com palestras, panfletagem e outras ações educativas para conscientizar a população sobre a...

Mais de 150 crianças foram vítimas de estupro no Piauí no primeiro trimestre de 2024

Maio Laranja faz alerta para o abuso sexual em crianças e adolescentes. No mês de combate ao abuso sexual infantil,...
spot_img

Esporte: sorteados times que se enfrentarão na 1ª rodada da Copa Floriano 2024

A abertura da Copa está marcada para o dia 21 de Maio, às 19h, e o 1° jogo fica...

Nos EUA, governador defende transição energética e aponta Piauí como um celeiro de oportunidades

Rafael Fonteles esteve presente em dois eventos financeiros em Nova Iorque nesta quarta (15), onde apresentou o modelo de...
spot_img

Posts Recomendados