Urgência oftalmológica lidera as entradas no HUT; 990 casos em junho

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em junho, a demanda do serviço oftalmológico foi a maior desde 2008.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), também é referência em traumas oculares. Em junho, a demanda do serviço oftalmológico foi a maior desde 2008. Segundo os dados da Unidade de Estatística, 990 usuários foram casos de urgência dessa especialidade no ambulatório e 26 cirurgias oculares realizadas, quase uma por dia.

Quadros de dor ocular e corpo estranho no olho representaram cerca de 19% dos atendimentos, juntos foram as maiores causas de entrada no HUT no último mês. O serviço funciona 24 horas por dia com atendimento à população por demanda espontânea e tem à disposição oftalmologistas cirurgiões em plantão presencial permanente.

O diretor geral do HUT, Anderson Dantas, afirmou que nenhum outro hospital público da região dispõe desses profissionais de forma contínua e lembra que o HUT atende exclusivamente casos de urgência e emergência como: inflamação, traumas (contusão ou perfuro cortante), lesões agudas e infecções, acidentes com químicos e corpo estranho no olho.

Quadros de déficit visual prolongado, como cirurgias de catarata e exames de visão para óculos devem ser atendidos ou encaminhados nos postos de saúde da atenção básica, orienta o médico.

O serviço conta com 10 oftalmologistas. O HUT é a maior emergência pública do Estado, mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e referência SUS em cerca de 19 especialidades para situações de urgência de alta complexidade.

Emergência do HUT já salvou quase 30 mil vidas somente neste ano 

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já salvou mais de 29.861 vidas entre janeiro e junho de 2023. A unidade de saúde , que tem 375 leitos divididos em terapia intensiva e enfermarias, já realizou mais de 30.500 mil atendimentos neste ano, que resultaram em 7.758 cirurgias, 10.672 internações, e 73.821 mil exames realizados.

A atenção dedicada ao atendimento do politraumatizado é fundamental para garantir um prognóstico favorável ao paciente. Na unidade de saúde, diversos casos são frequentemente atendidos, incluindo acidentes envolvendo motociclistas, urgências oftalmológicas, fraturas causadas por quedas, ferimentos por armas brancas e de fogo, além de crianças com corpos estranhos e mal súbitos decorrentes de uma variedade de causas, desde arritmias cardíacas até condições mais sérias, como infarto e AVC. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados