Rafael Fonteles rebate Romeu Zema e vê na fala do mineiro uma tentativa de dividir o país

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Para o governador do Piauí, Zema “revela-se o maior inimigo da federação brasileira”.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles PT), criticou a fala do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), que na defesa de um protagonismo para os Estados do Sul e Sudeste do país, propõe na ação de um consórcio interestadual uma postura de confronto com o Nordeste – que ele percebe favorecido por incentivos a ações do governo federal. Zema fez a declaração em entrevista veiculada sábado no jornal O Estado de São Paulo.

Em postagem na rede social Twitter (agora X), Rafael Fonteles diz que o colega mineiro se mostra um adversário da federação “no momento em que o nosso país mais precisa de união”, acrescendo que “quem apostar contra a união do povo brasileiro vai perder”.

Foto: CCOM Piauí/Divulgação

Na sua entrevista ao Estadão, Romeu Zema contabiliza o poderia econômico e político das regiões Sul e Sudeste, sob forma do Cossud (Consórcio Sul-Sudeste), presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD):

“Temos 256 deputados – metade da Câmara – 70% da economia e 56% da população do País. Não é pouco, nê? Já decidimos que, além do protagonismo econômico que temos nós queremos – que é o que nunca tivemos – que é protagonismo político”, contabiliza Romeu Zema, que desde a entrevista sem sido alvo de críticas por adversários de esquerda, que enxergam na fala dele uma proposta de divisão do país.

O senador petista Humberto Costa, por exemplo, enxerga “ignorância e preconceito” na fala de Zema, afirmando que estes são “atributos seus muito conhecidos, mas que não deixam de envergonhar toda vez que vêm a público”.

O governador do Piauí, segundo uma fonte ouvida pelo AZ, compartilha das críticas de políticos de esquerda a Zema, lembrando que o governador mineiro parece esquecer que parte de Minas Gerais (o norte mineiro e Vale do Jequitinhonha) está mais ligada ao Nordeste que ao Sudeste, tanto que faz parte da Sudene.

Outro ponto da fala de Zema que é considerada erro histórico pelo governador do Piauí, segundo a mesma fonte, é que a região em períodos importantes como a Revolução de 1930, uniu-se tanto a Minas Gerais quanto ao Rio Grande do Sul no processo que resultou no governo de Getúlio Vargas (1930-1945).

Do Portal AZ

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Gustavo Neiva diz que PP segue avaliando Joel Rodrigues como pré-candidato ao governo

O deputado Gustavo Neiva (Progressistas) revelou que o partido está analisando a viabilidade da candidatura de Joel Rodrigues ao...

Maranhão teve três desaparecimentos por dia em 2025, conforme Sinesp

Há um mês equipes buscam crianças em Bacabal, no interior do estado Há 30 dias o país acompanha as buscas por...

Uruçuí aparece em 4º lugar no ranking do MATOPIBA em tecnologia e produção agrícola, aponta relatório

O município de Uruçuí, no sul do Piauí, ocupa a quarta posição entre as cidades que mais se destacam...

Fiscalização nacional combate fraudes em postos de combustíveis no Piauí

Fiscalização do Inmetro e da ANP vai inspecionar cerca de 180 postos em todo o Brasil; no Piauí, ações...
spot_img

Ciro Nogueira destaca investimentos em saúde e obras estruturantes para o Piauí

Parlamentar reforça apoio financeiro a municípios para fortalecer a atenção básica e melhorar a qualidade de vida da população...

Jovem é acusado de agredir o cão Orelha

Um jovem foi apontado como agressor de Orelha e quatro na tentativa de afogamento do cão Caramelo. Orelha morreu...
spot_img

Posts Recomendados