Amcham e UNICEF promovem Encontro ESG com representantes de empresas brasileiras e internacionais
Para debater o tema “Prioridades ESG e da Agenda de Desenvolvimento Social em 2023”, a Câmara Americana de Comércio no Brasil (Amcham) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) se reuniram na quinta-feira, 10, na 1ª edição do Encontro ESG. Além de representantes do governo, participaram empresas brasileiras e internacionais.
O objetivo foi trocar experiências com 50 executivos de diversos segmentos em torno da agenda ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês). Na abertura, a Amcham apresentou as ações da entidade nas três áreas, incluindo dados da Pesquisa Panorama ESG 2023, que ouviu 574 executivos brasileiros neste ano.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou do encontro e apresentou as ações da pasta e a agenda de desenvolvimento social do Governo Federal.
“O Brasil tem um papel fundamental no cenário mundial de sustentabilidade, encabeçando o primeiro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: erradicação da pobreza”, declarou. “A procura para alcançar o bem-estar da população mais vulnerável passa pelo esforço conjunto de vários níveis do governo e do setor privado em encontrar alternativas para formar uma sociedade mais justa e mais plural”, disse.
Nos painéis do evento, empresas como Youtube e a multinacional japonesa Takeda apresentaram casos de governança, saúde e sustentabilidade empresarial. Também foi detalhado o estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência, lançado pelo Unicef em janeiro deste ano.
“Por meio desses bate-papos, temos oportunidade de compartilhar as práticas do que as empresas estão fazendo. Diálogos como esses são bons para criar uma consciência maior para a sociedade e para as empresas, para que elas possam continuar investindo em práticas sociais, ambientais e governamentais”, disse o presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Cadian.
“A Neoenergia tem compromissos nacionais de ESG por meio de diversas frentes ambientais, como descarbonização e redução de poluentes, com uso de carros elétricos e híbridos e de etanol. Na área social, promovemos a equidade de gênero com a inclusão de mulheres no mercado de trabalho e a capacitação em áreas majoritariamente masculinas”, exemplificou.
O representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, celebrou as parcerias. “Para realizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, temos que ter muitos parceiros: governo, estados, sociedade civil e setor privado, para desenvolver os compromissos sociais, ambientais e de governança. Este evento de hoje demonstra que a responsabilidade dos ODS é coletiva”, ponderou.
O CEO da Amcham, Abrão Neto, também destacou a preocupação com a questão social. “Precisamos saber o que é preciso fazer para avançar na agenda ESG, na parte ambiental, social e na governança. Apesar de serem assuntos diferentes, a agenda é conjunta. Não tem como discutir o lado ambiental separado do lado social, do lado humano do assunto. É importante abordar essas questões de forma integrada e buscar soluções que tenham a consciência multidimensional”, comentou.
A Amcham desenvolve programas de capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade, além de ações de desenvolvimento de habilidades de lideranças, com colaboradores e funcionários, nas 3.500 empresas afiliadas.
“Percebemos uma atenção maior no lado corporativo com a dimensão social. Há um número crescente de projetos de capacitação e desenvolvimento de talentos humanos, sobretudo de populações que são mais vulneráveis ou minorias, como a reintegração da população carcerária”, contou Neto.
Assessoria de Comunicação – MDS