Presidente da APPM diz que mais de 60 prefeitos do Piauí vão a Brasília cobrar mudanças na Reforma Tributária

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A reunião acontece na terça-feira (15) junto à bancada federal do Piauí.

Uma comitiva formada por 60 prefeitos do Piauí vai a Brasília cobrar mudanças no texto original da reforma tributária, que tramita no Senado desde a semana passada. Os gestores municipais reivindicam mudanças no cálculo de distribuição de recursos e a aprovação do texto original da reforma, que foi modificado na Câmara dos Deputados.

Com as mudanças, o percentual de repasse da arrecadação dos municípios à União subiu de 65% para 85%. O texto também considera a variação econômica e o índice populacional das cidades como fatores condicionantes à distribuição dos recursos.

Presidente da APPM, Toninho da Caridade (Foto: Eric Souza)

O presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Toninho da Caridade, disse que as menores cidades do Brasil são as principais prejudicadas com as novas alterações. A informação foi antecipada, nesta sexta-feira (11), durante entrevista à rádio ClubeNews.

“Só ficaram 15%, que hoje é o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços]. Na subdivisão local, a gente perderia os 5% dos ICMS ecológico, educação e saúde. É uma perda enorme. Eu digo que isso estrangularia os municípios menores de todo o Brasil”, disse.

A reunião acontece na terça-feira (15) junto à bancada federal do Piauí. Os prefeitos tentam pressionar os parlamentares piauienses para manutenção do texto original e a garantia da paridade entre os municípios menores.

Impacto financeiro

A aprovação do novo texto da reforma tributária deve impactar no cotidiano financeiro das cidades. A previsão é que a arrecadação dos municípios reduza em 20%. O presidente Toninho da Caridade alertou para a diminuição no percentual de investimentos dos entes federativos ao longo dos próximos anos.

“Ela vai afetar diretamente, porque tudo que é de imposto sobre serviço vai unificar com os demais. Essa arrecadação vai para o Governo Federal, que fará a distribuição. No Piauí, seguindo o texto original, ganhariam todos. Da forma que está, apenas sete ou oito municípios terão acréscimo de receita”, enfatizou.

Caso o Senado faça mudanças no texto, ele deverá voltar para a Câmara dos Deputados. O relator, Eduardo Braga (MDB), já sinalizou a intenção de mexer na possibilidade de os estados criarem novos impostos, que incidiriam sobre produtos primários e semielaborados. Esse dispositivo foi uma inclusão de última hora durante a votação na Câmara.

O que muda?

Segundo o texto, será criado o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – para englobar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS) – e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) para substituir o PIS, o PIS-Importação, a Cofins e a Cofins-Importação.

Ao simplificar os tributos, o texto da reforma vai criar alíquotas únicas para bens e serviços tributados em níveis federal e subnacional, por estados e municípios. Isso vai acabar com a política de redução de alíquotas para determinados produtos.

Bebidas alcoólicas e cigarros são citados frequentemente como exemplos de produtos que podem ser taxados de acordo com essa regra.

As informações são do Clube News

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo Tribunal Federal

Mudança exigiria aprovação de uma emenda constitucional no Congresso O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir...

Brasileira Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Brasileira derrotou a argentina Yanina Lescano, em Liverpool Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia...

Regiões Norte e Nordeste têm maior número de domicílios com insegurança alimentar

Mais de 60% da população não tem acesso permanente à alimentação adequada nessas regiões, aponta pesquisa do IBGE. Os moradores...

Adeus ao carro elétrico: Tesla e outras fabricantes mudam seus planos

Afetados pelas baixas vendas dos carros elétricos, algumas fabricantes estão dispensando funcionários, enquanto outras estão revendo o investimento que...
spot_img

Regulamentação da reforma tributária prevê 15 itens na cesta básica com alíquota zero

Definição dos produtos com alíquota zero privilegiou a alimentação saudável e os ingredientes culinários necessários para prepará-los. O Projeto de...

Júlio César diz que PSD quer uma das vagas de senador na chapa majoritária em 2026

O deputado já externou diversas vezes o desejo de concorrer ao Senado Federal em 2026 O presidente do Diretório Estadual...
spot_img

Posts Recomendados