Estudantes da Rede Estadual do Piauí se destacam na Olimpíada Brasileira de Física

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque também para o crescimento na participação dos alunos, que neste ano foi de 7.053 na primeira fase, 70,56% a mais em relação ao ano passado.

O excelente desempenho dos estudantes da Rede Pública Estadual levou o Piauí à 2ª colocação em número proporcional de aprovações para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas – OBFEP.

Ao todo, 536 estudantes piauienses foram classificados para a segunda fase do torneio, o que equivale a 7,59% dos inscritos. Somente o Ceará teve um percentual maior, com 8,14%. O destaque é também para o crescimento na participação dos alunos, que neste ano foi de 7.053 na primeira fase, 70,56% a mais em relação ao ano passado.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esse expressivo resultado é reflexo das ações do Programa Acelera Seduc, em especial o projeto Seduc Olímpica. “Com o Seduc Olímpica, passamos a realizar torneios estaduais, a fortalecer o engajamento e preparação dos estudantes para as olimpíadas nacionais de conhecimento, com aulas e imersões com professores especializados, e a premiar os alunos medalhistas. As Olimpíadas têm um poder pedagógico muito grande, melhorando as aprendizagens, a formação cidadã e o desempenho dos estudantes em todas as provas e disciplinas, a ver pelo exemplo do nosso governador Rafael, medalhista nacional e internacional em Olimpíadas”, destaca o secretário.

Como parte das ações do Seduc Olímpica, várias escolas incluíram na sua rotina de aulas os temas mais exigidos na OBFEP, como relata o Diretor do CETI Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, Darkson Vander. “Temos um formato de preparação na escola que engaja os professores, estudantes e a família, com aulas extras. Fazemos um trabalho de orientação e conscientização dos alunos de que a participação e a medalha simbolizam um ganho de aprendizado imenso, determinante para o sucesso que eles almejam em suas trajetórias educacional e profissional. São sementes para um futuro de conquistas, assim como ocorreu com outros estudantes da escola”, afirma.

As provas da 2ª fase da OBFEP acontecem em novembro. Até lá, a Seduc promoverá aulas preparatórias para os estudantes e professores da Rede estadual. “Como já ocorre com a Olimpíada Brasileira de Matemática, o projeto Seduc Olímpica também fará uma agenda de preparação para os alunos que irão realizar a 2ª fase da OBFEP em novembro”, informa Franklin Rinaldo, um dos coordenadores do Seduc Olímpica.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

ZPE Piauí exporta 24 toneladas de produtos industrializados para Holanda

A cera de carnaúba fabricada pela Agrocera Piauí tem como destino Amsterdam. O recinto aduaneiro da ZPE Piauí processou, nesta...

Prefeito de Floriano inaugurada pavimentação da Travessa Adelina Monteiro no Campo Velho

"A mobilidade urbana traz melhores condições de vida aos moradores, que podem transitar pelo seu bairro com acessibilidade e...

No Piauí, estado tem quase 300 casos de estupro de vulnerável em 2024

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI), número é uma redução de 6,6% em relação à quantidade total...

Rio Grande do Sul: Número de mortos sobe para 155; 94 pessoas estão desaparecidas

De acordo com a Defesa Civil, mais de 77 mil estão em abrigos e 82 mil foram resgatados O número...
spot_img

Prazo para adesão ao Desenrola Brasil termina na segunda-feira (20)

Segundo o Ministério da Fazenda, 14,7 milhões de pessoas já renegociaram cerca de R$ 51,7 bilhões em dívidas Essa é...

Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil

Especialistas defendem educação sexual nas escolas A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (ligada ao...
spot_img

Posts Recomendados