Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Oficinas de veículos correspondem a 45% dos microempreendedores do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pesquisa experimental do IBGE aponta que, em 2021, mais de 46 mil pessoas exerciam atividades na área.

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (4) revelou um panorama sobre o perfil dos Microempreendedores Individuais (MEIs) no estado do Piauí. Segundo os dados de 2021, quase metade dos MEIs do estado estão envolvidos na área de comércio e reparação de veículos, totalizando mais de 46 mil pessoas, o que equivale a cerca de 44,45% do total de MEIs no estado.

O estudo, intitulado “Estatísticas dos Cadastros de Microempreendedores Individuais”, destaca que o número de MEIs na área de reparação de veículos é quatro vezes maior do que na categoria de alojamento e alimentação, que conta com 11,9 mil pessoas. Em contrapartida, as atividades de saúde humana e serviços sociais têm a menor participação de MEIs, com 184 pessoas, equivalendo a 0,18% do total.

Em 2021, o estado do Piauí contava com cerca de 105 mil microempreendedores, ocupando o 21º lugar entre os estados do país nesse quesito, representando aproximadamente 0,8% do total de MEIs no Brasil, que alcançava 13,1 milhões naquele ano. Houve um crescimento significativo de 26% em relação a 2020, com mais de 20 mil novos empreendedores cadastrados.

Uma análise mais aprofundada do estudo mostra que quase metade dos microempreendedores estavam em atividade há três anos, totalizando cerca de 51 mil MEIs, o que representava aproximadamente 48,96% do total. Além disso, cerca de 18 mil pessoas estavam envolvidas em atividades há mais de três anos, enquanto aproximadamente 35 mil MEIs tinham mais de cinco anos de atividade em 2021.

É relevante mencionar que, em 2021, os microempreendedores piauienses era, predominantemente do sexo masculino, representando 53% do total, enquanto as mulheres representavam 46% do universo dos MEIs.

Essas informações foram obtidas a partir do cruzamento de dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), ambos da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, bem como do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS Empregado) do então Ministério do Trabalho e Previdência.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ex-prefeito no Maranhão é preso por estuprar jovem evangélica

O gestor cometeu o crime no último ano do mandato no município de Santa Inês, no Maranhão. A Polícia Civil...

Piauí deve liderar o crescimento econômico do Nordeste em 2025

O destaque é o agronegócio, com expansão estimada em 10,5%, puxada pela safra recorde de soja. Com previsão de alta...

A partir de hoje é proibido apreender motos por débitos tributários em operações policiais no Piauí

Além desta, mais cinco leis do Pacto Pela Ordem foram sancionadas pelo Governo e passam a valer. Veja quais...

Projeto quer multar em até R$ 200 mil fraudes em postos de combustível no Piauí

Texto apresentado por Warton Lacerda (PT) prevê penalidades severas, incluindo cassação de inscrição estadual, para estabelecimentos que adulterarem bombas. Um...
spot_img

Oposição na Câmara pede ao STF que obrigue a instalação da CPI do INSS

Na prática, o mandado de segurança força o STF a se posicionar sobre a CPI no momento em que...

Além de subir imposto, governo Lula vai cortar R$ 31 bilhões em gastos

Mais detalhes sobre as mudanças no IOF serão informados posteriormente pelo governo. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento e...
spot_img

Posts Recomendados