Número de mulheres que fará Enem no Piauí é quase o dobro do de homens

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No Brasil, o número de mulheres inscritas representa um total de 2,4 milhões (61,3%) dos 3,9 milhões inscritos, conforme dados do Inep.

Faltando apenas 24 dias para a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que acontece no dia 05 de novembro, a estudante do 3° ano, Maria Vitória, 17, intensificou a rotina de estudos já pensando na tão sonhada entrada na Universidade. A teresinense faz parte das 60.759 mulheres inscritas na prova no estado do Piauí, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Alunos aguardam abertura dos portões para prova do ENEM (Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil)

De acordo com os dados divulgados, o número de mulheres inscritas é quase o dobro de homens, no exame deste ano, um total de 2,4 milhões (61,3%) dos 3,9 milhões inscritos.

Ao site ClubeNews, Maria Vitória, pretende cursar Psicologia, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e conta que o desejo de ingressar no curso superior surgiu ao entender que o estudo seria o caminho para “melhorar socialmente e ter minha estabilidade financeira”.

“É de suma importância as meninas estarem ocupando espaços dentro da Universidade. A gente sabe que no nosso país a até pouco tempo as mulheres eram privadas de direitos básicos e até mesmo do direito ao voto. Acredito que a ocupação desses espaços são necessários para haver a desconstrução da idealização arcaica do papel das mulheres”, destacou a estudante de rede pública.

Quem também se prepara é a estudante Ângela Sousa, de 18 anos, que deseja um curso na área da saúde e relata que o incentivo nos estudos veio de dentro de casa. “Tive incentivo da minha família, grande parte concluíram o ensino superior e sempre me incentivaram a seguir o exemplo deles”, informou a jovem.

Foto: Inep

O que precisa saber para fazer o Enem?

Além de estar com os estudos em dia, é bom ficar atento desde agora aos aspectos práticos para a realização do exame, como a documentação necessária e o que pode ou não levar para o local das provas.

Como ocorre desde 2017, o exame será realizado em dois domingos consecutivos – antes, era aplicado em um único fim de semana, sábado e domingo. Em 2023, será nos dias 5 e 12 de novembro.

Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal A taxa de desemprego do país no primeiro trimestre de...

Piauí está livre do vírus da febre aftosa, comprova Laboratório Federal

O estudo faz parte dos requisitos para que o estado seja reconhecido como zona livre da doença sem vacinação. Uma...
spot_img

Novo DPVAT: seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

Serão garantidos os custos de atendimentos médicos, fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, que não sejam disponibilizados pelo SUS. O pagamento de...

Número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em Teresina ultrapassa 101 mil

Segundo o governo federal, o Piauí contabiliza 595,741 mil famílias beneficiadas com o Bolsa Família nos 224 municípios do...
spot_img

Posts Recomendados