Número de mulheres que fará Enem no Piauí é quase o dobro do de homens

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No Brasil, o número de mulheres inscritas representa um total de 2,4 milhões (61,3%) dos 3,9 milhões inscritos, conforme dados do Inep.

Faltando apenas 24 dias para a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que acontece no dia 05 de novembro, a estudante do 3° ano, Maria Vitória, 17, intensificou a rotina de estudos já pensando na tão sonhada entrada na Universidade. A teresinense faz parte das 60.759 mulheres inscritas na prova no estado do Piauí, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Alunos aguardam abertura dos portões para prova do ENEM (Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil)

De acordo com os dados divulgados, o número de mulheres inscritas é quase o dobro de homens, no exame deste ano, um total de 2,4 milhões (61,3%) dos 3,9 milhões inscritos.

Ao site ClubeNews, Maria Vitória, pretende cursar Psicologia, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e conta que o desejo de ingressar no curso superior surgiu ao entender que o estudo seria o caminho para “melhorar socialmente e ter minha estabilidade financeira”.

“É de suma importância as meninas estarem ocupando espaços dentro da Universidade. A gente sabe que no nosso país a até pouco tempo as mulheres eram privadas de direitos básicos e até mesmo do direito ao voto. Acredito que a ocupação desses espaços são necessários para haver a desconstrução da idealização arcaica do papel das mulheres”, destacou a estudante de rede pública.

Quem também se prepara é a estudante Ângela Sousa, de 18 anos, que deseja um curso na área da saúde e relata que o incentivo nos estudos veio de dentro de casa. “Tive incentivo da minha família, grande parte concluíram o ensino superior e sempre me incentivaram a seguir o exemplo deles”, informou a jovem.

Foto: Inep

O que precisa saber para fazer o Enem?

Além de estar com os estudos em dia, é bom ficar atento desde agora aos aspectos práticos para a realização do exame, como a documentação necessária e o que pode ou não levar para o local das provas.

Como ocorre desde 2017, o exame será realizado em dois domingos consecutivos – antes, era aplicado em um único fim de semana, sábado e domingo. Em 2023, será nos dias 5 e 12 de novembro.

Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula chega a Berlim para ‘reforçar parceria estratégica em diversos setores’ com Alemanha

Chegada em Berlim ocorre para reunião entre o governo alemão e brasileiro, que visa reforçar parceria e cooperação O presidente...

Palmeiras vence e coloca mão na taça do Campeonato Brasileiro

Flamengo e Atlético-MG permanecem vivos na luta pelo título O Palmeiras derrotou o Fluminense por 1 a 0, neste domingo...

Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção e tratamento

A ideia da campanha nos cinemas é mostrar o que pode se perder ao deixar a doença avançar Entre os...

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio. Parte dos moradores de Maceió vivem dias de...
spot_img

Pedra fundamental do maior projeto de hidrogênio verde do mundo será lançada no dia 15 em Parnaíba

O investimento programado de R$ 100 bilhões ao longo de 10 anos será o maior da história do estado. O...

Themístocles Filho diz: quem manda na eleição é o eleitor e tudo tem sua hora

Themístocles pede calma e pontua dizendo que o processo político não precisa ter sangria. O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho,...
spot_img

Posts Recomendados