Wellington Dias participa do Congemas que debateu reestruturação do SUAS e caminhos para o país superar a fome

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De 24 a 26 de outubro, Olinda (PE) sediou evento que contou com a presença do ministro e secretários do MDS, representantes da sociedade civil e manifestações em defesa do setor

Ninguém mexe no SUAS”! Durante o 23° Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), realizado entre nos dias 24, 25 e 26 de outubro, os participantes enalteceram a resistência em defesa do Sistema Único de Assistência Social nos últimos anos. Olinda (PE) sediou as atividades que marcam o ano de retorno do pacto federativo e da reestruturação das políticas para o setor.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, reforçou o compromisso do Governo Federal pela reestruturação do SUAS. “Aqui o planejamento para o fortalecimento da assistência social, no que temos que trabalhar para garantir as condições de uma estrutura cada vez melhor”, disse o titular do MDS no encerramento do Congemas.

Com o tema “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: o desafio coletivo na eliminação da fome e da pobreza, na ampliação da proteção social no Brasil”, o encontro serviu para que gestores, representantes dos poderes públicos e sociedade civil debatessem boas práticas, experiências exitosas e desafios para que as necessidades da população mais vulnerável sejam atendidas, como explicou o secretário nacional de Assistência Social do MDS.

“O encontro é a possibilidade de interlocução direta com municípios de todas as regiões do país, em um diálogo que reflete a política integrada, unificada do governo Lula e do próprio Ministério. Nós temos uma presença maciça das secretárias, dos secretários e também da equipe técnica”, declarou André Quintão.

“É um evento de reconstrução, capacitação, é um evento de escuta, de aprofundamento técnico, onde o MDS recolhe as experiências exitosas, as boas práticas e também os desafios colocados”, definiu o titular da SNAS.

WhatsApp Image 2023-10-26 at 17.13.26 (8).jpeg

O encontro contou com diversos painéis sobre uma série de temas que envolveram desde assuntos relacionados à primeira infância, à população em situação de rua, até a atuação dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), o financiamento do SUAS, a valorização dos profissionais, dentre outros.

“Este evento é certamente um caminho, para que ao longo dos próximos anos, o SUAS esteja cada vez mais forte e mudando a vida da nossa população”, pontuou Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS.

Para a secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Eliane Aquino, um dos objetivos do evento é fazer com que cada vez mais os gestores se comprometam com a política de inclusão e de proteção social.

“Foram debates extremamente ricos sobre o que queremos para o SUAS, o que estamos construindo, o que perdemos ao longo dos últimos anos de desmonte da política pública na área social e do nosso papel nesse momento de reconstrução”, avaliou.

Outro tema debatido foi em relação à política de cuidados, iniciativa inédita do Governo Federal, e que está em processo de construção. A secretária nacional da Política de Cuidados e Família, Laís Abramo, elogiou a qualidade dos debates e a adesão dos gestores ao encontro.

“Os debates, realizados de forma democrática e participativa, vão ajudar muito a fortalecer o SUAS e a avançar de maneira unificada nos grandes objetivos de redução da pobreza, eliminação da fome e fortalecimento do sistema de proteção social no Brasil”, analisou.

Com a missão de tirar o país do mapa da fome, o governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, formulou e lançou o Plano Brasil Sem Fome, que integra uma serie de ações e foi apresentado em detalhes aos gestores, conforme destacou a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

“A gente apresentou o Plano Brasil Sem Fome e as políticas que estão dentro dele: a recuperação das nossas políticas de segurança alimentar e nutricional, de assistência social e de transferência de renda. Esses são os grandes eixos do Plano, que agora é a nossa referência para tirar o Brasil do mapa da fome”, afirmou a secretária Lilian Rahal.

Elias de Sousa Oliveira, presidente do Congemas, fez um balanço dos trabalhos de janeiro até o momento. “Fizemos cinco encontros regionais, estamos fazendo o nacional. Estamos entregando uma carta ao Ministério. Nós tivemos sete mil pessoas passando pelos encontros regionais e pelo nacional e o Ministério presente em todos eles, dizendo: ‘é com os municípios que nós vamos fortalecer e reconstruir o SUAS”, finalizou.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

ZPE Piauí exporta 24 toneladas de produtos industrializados para Holanda

A cera de carnaúba fabricada pela Agrocera Piauí tem como destino Amsterdam. O recinto aduaneiro da ZPE Piauí processou, nesta...

Prefeito de Floriano inaugurada pavimentação da Travessa Adelina Monteiro no Campo Velho

"A mobilidade urbana traz melhores condições de vida aos moradores, que podem transitar pelo seu bairro com acessibilidade e...

No Piauí, estado tem quase 300 casos de estupro de vulnerável em 2024

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI), número é uma redução de 6,6% em relação à quantidade total...

Rio Grande do Sul: Número de mortos sobe para 155; 94 pessoas estão desaparecidas

De acordo com a Defesa Civil, mais de 77 mil estão em abrigos e 82 mil foram resgatados O número...
spot_img

Prazo para adesão ao Desenrola Brasil termina na segunda-feira (20)

Segundo o Ministério da Fazenda, 14,7 milhões de pessoas já renegociaram cerca de R$ 51,7 bilhões em dívidas Essa é...

Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil

Especialistas defendem educação sexual nas escolas A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (ligada ao...
spot_img

Posts Recomendados