Vacinas continuam a proteger contra a Covid-19 e suas subvariantes, diz o MS

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministério da Saúde reforça que a doença é imunoprevenível e vacinas estão disponíveis para toda população

Diante do monitoramento do cenário epidemiológico da Covid-19 no Brasil e no mundo, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação como principal medida de combate ao vírus. As vacinas oferecidas pelo SUS são seguras e eficazes contra as manifestações mais graves da doença. A pasta orienta a aplicação de uma dose de reforço da vacina bivalente para todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais que tenham tomado ao menos duas doses da vacina.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, reitera que a Covid-19 é imunoprevenível. “O grupo técnico assessor da Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável pelas recomendações para vacinação no mundo, foi muito evidente ao dizer que todas as vacinas continuam sendo efetivas e protegendo contra a gravidade da doença, mesmo diante da nova subvariante XBB”, detalha.

Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde

Ethel reforça, ainda, a importância da imunização, sobretudo para crianças e pessoas imunossuprimidas. “A gente precisa entender que a Covid-19 é uma doença nova. É muito importante que a gente peça aos pais e responsáveis que levem suas crianças para vacinar, e também as pessoas que têm a possibilidade de apresentar quadros mais graves. A vacina está disponível, é segura e vai proteger a vida de todos”, enfatiza.

A vacina contra a Covid-19 está disponível no SUS para toda a população acima de 6 meses de idade. Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose de reforço em atraso, deve procurar as unidades de saúde para atualização.

Além das ações de vigilância, o Ministério da Saúde também recomenda que a população reforce ações de segurança, como:

– uso de máscaras: para pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados de Covid-19; pessoas que tenham tido contato próximo com caso suspeito/confirmado de Covid-19; pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades) e em situações de maior risco de contaminação, como locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e em serviços de saúde.

– higienização das mãos: uma das medidas mais efetivas na redução da disseminação de doenças de transmissão respiratória. Pode ser realizada com álcool 70% ou água e sabão.

– etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos; evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas; manter uma distância mínima de cerca de um metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando; evitar contato físico com pessoas com sintomas gripais, independentemente do uso de máscara; e não compartilhar objetos de uso pessoal sem higienização adequada.

O Ministério da Saúde informa que está disponível em toda a rede do SUS, gratuitamente, o antiviral nirmatrelvir/ritonavir para ser utilizado no tratamento da infecção pelo vírus logo que os sintomas aparecerem e houver confirmação de teste positivo. Este medicamento é indicado apenas para pessoas com mais de 65 anos e pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos. 

Caso a pessoa esteja com sintomas compatíveis com os da Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, a recomendação é procurar atendimento nos serviços de saúde e seguir as orientações médicas.

Assista aos vídeos da secretária Ethel Maciel sobre o tema:

– A vacina ofertada pelo SUS protege contra a Covid-19?

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe inicia ciclo de formaturas do ABC 2025 com alunos das escolas Alexandrino Mousinho e Raimundo Nonato de Santana

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Educação, realizou na noite...

Homem recebe pena de 4 anos por tentar matar desafeto em bar de Guadalupe

O Tribunal do Júri da Comarca de Guadalupe condenou, na quarta-feira (3), José Reginaldo Costa Beserra a 4 anos...

Congresso aprova LDO com pagamento de R$ 13 bilhões em emendas até as eleições

O volume obrigatório de emendas tem sido criticado pelo presidente Lula. Nesta quinta-feira (4), ele classificou as emendas impositivas...

Governo Lula recua e suspende lista que classificava tilápia como espécie invasora

Agronegócio fez pressão por temer aumento de custos e burocracia; Ministério do Meio Ambiente pausou decisão para renegociar regras Depois...
spot_img

Exame toxicológico volta a ser obrigatório na CNH de categorias A e B

Parlamentares rejeitaram vetos que incluem mudanças no Código Brasileiro de Trânsito O exame toxicológico na primeira habilitação de motoristas de...

Governo do Piauí lança edital de concurso da saúde com 1.646 vagas e salários de até R$ 12,3 mil

Edital oferece vagas para níveis médio, técnico e superior, com inscrições entre 11 de dezembro e 15 de janeiro...
spot_img

Posts Recomendados