Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

PF investiga fraude contra bens da União e cumpre mandados em Floriano, Teresina, Parnaíba e Cajueiro da Praia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (11), uma nova operação para apurar a prática de crimes em detrimento de bens públicos federais dentro do Programa de Regularizações Fundiárias (Reurb), no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. Esta é a segunda operação nesta semana no município para combater a mesma fraude. 

Fotos: Ascom/PF

Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Cajueiro da Praia, inclusive na Prefeitura da cidade, em Parnaíba, Teresina e Floriano, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina.

De acordo com a PF, as investigações apontam que pessoas com baixo poder econômico, geralmente idosos, eram utilizadas para simularem posse (mera detenção) antiga em terrenos da União e, em seguida, simulavam negócios jurídicos de compra e venda dessa posse. Posteriormente, buscavam obter regularização da posse junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU) a fim de terem reconhecida posse antiga sob determinada área da União.

Fotos: Ascom/PF

A Polícia acrescentou ainda que há suspeitas da falsificação de documentos nos processos administrativos, visando reconhecer a regularidade fundiária e, em seguida, permitir os desmembramentos da área da matrícula original do município.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, disposição de coisa alheia como própria, falsidade ideológica e outros eventualmente identificados após as buscas.

A operação, denominada Tratado de Tordesilhas, mobilizou mais de 30 policiais federais.

Desmembramento de operação contra grilagem de terras no litoral do Piauí

A ação de hoje (17) é um desmembramento da operação deflagrada na última segunda-feira (13) que resultou na prisão de oito pessoas para apurar supostos crimes ambientais, invasão e loteamento de terras da União em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí.

Veja também: 

Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Wellington Dias defende fortalecimento da assistência social em reunião com representantes do Piauí

Liberação de equipamentos como o MobSUAS e Novo PAC Seleções foram alguns dos temas debatidos no encontro com prefeitos...

PSD de Júlio César quer vincular chapa com Lula e mira enfraquecer Ciro Nogueira no Piauí em 2026

Júlio César deve fazer dobradinha com Marcelo Castro para o Senado em 2026 A proposta é reencenar uma estratégia que...

HUT solicita transferência da vereadora Tatiana Medeiros para clínica psiquiátrica

Parlamentar foi internada após suspeita de tentativa de suicídio; permanece sob custódia. O diretor clínico do Hospital de Urgência de...

Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil

Decreto determinou cursos que serão exclusivamente presenciais O Ministério da Educação (MEC) revisou as regras para a oferta de educação...
spot_img

Sem casos registrados, Piauí intensifica vigilância contra gripe aviária

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) está intensificando as ações de prevenção e vigilância sanitária para impedir...

Senado aprova lei com novas regras para licenciamento ambiental

Projeto tramita no Congresso há mais de vinte anos e agora volta à Câmara dos Deputados O Senado aprovou na...
spot_img

Posts Recomendados