PF investiga fraude contra bens da União e cumpre mandados em Floriano, Teresina, Parnaíba e Cajueiro da Praia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (11), uma nova operação para apurar a prática de crimes em detrimento de bens públicos federais dentro do Programa de Regularizações Fundiárias (Reurb), no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. Esta é a segunda operação nesta semana no município para combater a mesma fraude. 

Fotos: Ascom/PF

Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Cajueiro da Praia, inclusive na Prefeitura da cidade, em Parnaíba, Teresina e Floriano, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina.

De acordo com a PF, as investigações apontam que pessoas com baixo poder econômico, geralmente idosos, eram utilizadas para simularem posse (mera detenção) antiga em terrenos da União e, em seguida, simulavam negócios jurídicos de compra e venda dessa posse. Posteriormente, buscavam obter regularização da posse junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU) a fim de terem reconhecida posse antiga sob determinada área da União.

Fotos: Ascom/PF

A Polícia acrescentou ainda que há suspeitas da falsificação de documentos nos processos administrativos, visando reconhecer a regularidade fundiária e, em seguida, permitir os desmembramentos da área da matrícula original do município.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, disposição de coisa alheia como própria, falsidade ideológica e outros eventualmente identificados após as buscas.

A operação, denominada Tratado de Tordesilhas, mobilizou mais de 30 policiais federais.

Desmembramento de operação contra grilagem de terras no litoral do Piauí

A ação de hoje (17) é um desmembramento da operação deflagrada na última segunda-feira (13) que resultou na prisão de oito pessoas para apurar supostos crimes ambientais, invasão e loteamento de terras da União em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí.

Veja também: 

Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Vitamina D: estudo mostra todos os benefícios na redução das cólicas menstruais

Muita gente não sabe, mas a vitamina D também desempenha um papel importante na redução de cólicas menstruais. Para...

Com 444 cidades afetadas, Rio Grande do Sul chega a 136 o número de mortos devido às chuvas

Relatório a Defesa Civil registra ainda 756 feridos e 125 desaparecidos nas enchentes O último boletim de atualização da Defesa...

Bombeiros do Piauí chegam ao Rio Grande do Sul para auxiliar no trabalho aos desabrigados

Militares iniciaram operações de patrulhamento ainda na madrugada deste sábado (11). Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do...

Roberto Carlos, doa 200 mil e planeja show para arrecadar fundos para os desabrigados do RS

Artista pretende anunciar os detalhes da apresentação nos próximos dias O cantor Roberto Carlos fez uma doação de R$ 200...
spot_img

Hepatite A, tétano e gripe: veja vacinas recomendadas por especialistas para quem está no RS

Objetivo é garantir que todos estejam protegidos contra doenças evitáveis por vacinação. Três sociedades médicas divulgaram neste sábado (11) uma...

Contas de energia agora fornecem informações para denunciar violência doméstica no Piauí

O protocolo oferece um QR Code e um número para facilitar a denúncia de violência doméstica. Em colaboração com o...
spot_img

Posts Recomendados