Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Conheça a lista dos asteroides que podem acabar com a vida na Terra num piscar de olhos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Bennu é o meteoro que representa maior perigo para a humanidade mede “apenas” 500 m de diâmetro e pesa impressionantes 74 milhões de toneladas.

Para prevenir possíveis catástrofes causadas pela queda de um meteoro na Terra, a Nasa desenvolveu um sistema de monitoramento de impacto, chamado Sentry, que analisa asteroides que podem representar algum tipo de ameaça para a humanidade. Com base nesses dados, a agência espacial fez uma lista dos mais perigosos.

Divulgação

O 1979XB é formação rochosa voadora tem massa calculada de cerca de 390 milhões de toneladas e mede quase 800 m de largura. Esse asteroide foi avistado pela primeira vez em 1979, e estima-se que, se cair na Terra, pode liberar uma força de explosão equivalente à de 30 bilhões de toneladas de dinamite.

O 2007FT3 é um enorme asteroide, que pesa por volta de 54 milhões de toneladas, foi definido como um “perdido”, já que não é avistado desde 2007. Mesmo representando certo perigo, tem probabilidade de apenas 1 em 10 milhões de atingir nosso planeta.

O 2023 TL4 tem uma massa de 47 milhões de toneladas. A pedra espacial é uma das que recebem mais atenção dos cientistas, por ser um dos meteoros mais prováveis de se chocar contra nós (probabilidade de 1 em 181 mil); se isso acontecer, no entanto, será apenas no ano 2110.

O 29075 (1950 DA) é meteoro que ficou desaparecido por 50 anos após ter sido descoberto, em 1950, mas agora representa uma ameaça real aos humanos. Acredita-se que seja um asteroide com uma pilha de escombros soltos, com probabilidade de 1 em 34,5 mil de atingir a Terra. Mas isso não aconteceria até 16 de março de 2880, segundo os cientistas.

O Bennu é o meteoro que representa maior perigo para a humanidade mede “apenas” 500 m de diâmetro e pesa impressionantes 74 milhões de toneladas. Os pesquisadores acreditam que ele seja apenas uma parte de uma rocha muito maior, que se soltou cerca de 2 milhões de anos atrás.

O 99942 Apófis, depois de alguns estudos e mudanças de rotas, atualmente não representa nenhuma ameaça à Terra, ao menos até o próximo século. No entanto, muitos serão capazes de detectá-lo em 2029, quando passar a 32 mil quilômetros do planeta, distância menor que a existente entre alguns satélites e a Terra.

Por R7

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Alepi analisa projeto que cria Banco de Ração para Animais Domésticos

O intuito é receber a armazenar alimentos doados e ajudar protetores de animais. Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Vigilante é assassinado a tiros na porta de casa em Floriano

O crime aconteceu em via pública, na tarde de domingo (10). Segundo informações preliminares, a vítima havia acabado de...

Prefeito no Maranhão alega tarifaço de Donald Trump para não pagar servidores

Prefeito Toca Serra, de Pedro do Rosário, descumpriu acordo feito há três meses com os servidores, referente a pagamento...

Casal gay que adotou três irmãos biológicos fala sobre desafios e preconceito

Jefferson Oliveira e Adriano Cetrone, de São José do Rio Preto (SP), estão juntos há 24 anos. Em 2016,...
spot_img

Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e duas pessoas morrem

Aeronave de pequeno porte, do tipo anfíbia, caiu na região de Santo Amaro do Maranhão. Ainda não há confirmação...

Decisão de Donald Trump ameaça vacinas contra câncer, HIV e preparação contra futuras pandemias

Corte no financiamento à tecnologia mRNA é visto por especialistas como retrocesso científico com impacto global. Governo quer priorizar...
spot_img

Posts Recomendados