Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Violência contra a mulher: denúncias pelo 190 aumentam em 32% no Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na capital, o número de denúncias apresentou crescimento de 20%

Em 2023, houve um aumento no número de denúncias de violência contra a mulher, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Em todo o estado, o Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), por meio do 190, registrou 3.361 chamadas relacionadas a casos de violência doméstica, um aumento de 32% em comparação com os 2.540 casos de 2022.

Na capital Teresina, as chamadas de emergência apresentaram crescimento de 20%: foram 1.361 chamadas em 2023 em comparação com 1.126 casos em 2022.

Denúncias pelo 190 aumentam em 32% no Piauí

Outro canal de denúncias que experimentou aumento no volume de chamadas foi o ‘Ei Mermã, Não se Cale’, um protocolo de atendimento que busca acolher, orientar e encaminhar mulheres em situação de violência.

Entre março e dezembro deste ano, a central de atendimento registrou 6.744 mensagens instantâneas, resultando no atendimento de 4.822 mulheres em todo o Piauí.

Através do número de WhatsApp 0800 000 1673, as mulheres vítimas de violência têm acesso a uma rede de apoio que orienta sobre os procedimentos a serem realizados, com atendimento disponível 24 horas.

“É uma importante ferramenta de apoio às mulheres vítimas de violência. Através desse canal elas podem realizar denúncias, receber orientações e romper o ciclo da violência doméstica. Queremos que as mulheres vivam em paz e tenham seus direitos garantidos”, pontuou a diretora de proteção à mulher e aos grupos vulneráveis da Polícia Civil, delegada Bruna Fontenele.

Como denunciar casos de violência doméstica?

A denúncia é uma ferramenta fundamental para romper o ciclo de abusos e proporcionar apoio às vítimas, permitindo a intervenção rápida de órgãos públicos e instituições especializadas.

Além de contribuir para a proteção imediata das vítimas, a denúncia da violência contra a mulher age na conscientização social. Ao expor essas situações, criamos um ambiente propício para o combate ao machismo e à cultura do silêncio, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.

No Piauí, a Lei Maria da Penha conta com alguns mecanismos específicos que garantem sua aplicação mais efetiva, como é o caso da Patrulha Maria da Penha e o aplicativo Salve Maria. A primeira é um serviço da Polícia Militar em parceria com o Poder Judiciário, que atua na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas concedidas às vítimas de violência doméstica e familiar. Já o Salve Maria é um aplicativo com botão do pânico que pode ser acionado por qualquer mulher em situação de violência doméstica.

Os canais tradicionais como o 190 da Polícia Militar também seguem recebendo denúncias diariamente. Além disso, as vítimas também podem ligar para o Disque 180, que é uma central de atendimento especializada na escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

Em Teresina, as vítimas podem procurar diretamente às delegacias especializadas no atendimento à mulher pelos telefones ou endereços abaixo:

  • DELEGACIA DE FLAGRANTE DE GÊNERO: Rua Coelho de Resende, S/N, Centro/Sul, Teresina-PI. Telefones: (86) 3216-5038/ (86) 3216-5042
  • DELEGACIA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER – CENTRO: Rua Coelho Rodrigues, 760, Centro, Ao lado do Shopping da Cidade e da Prefeitura. Teresina-PI. Telefone: (86) 3222-2323
  • DELEGACIA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER – SUDESTE: Conj. Dirceu Arcoverde (por trás do 8º DP), Teresina-PI. Telefone: (86) 3216-1572
  • DELEGACIA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER – NORTE: Rua Bom Jesus, S/N, Buenos Aires, Teresina-PI. Telefone: (86) 3225-4597
  • DELEGACIA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER – SUL: Avenida Henry Wall de Carvalho, s/n – Bairro Saci – CEP 64020-115 (Ao lado do Mix Atacarejo)
Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Nova fase de operação da PF mira operador financeiro no INSS

Justiça Federal no DF autoriza busca em Presidente Prudente A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quarta-feira (14), dois mandados de...

Mães guadalupenses serão homenageadas com programação no Estádio Júlio César no dia 31 de maio

Por Gleison Fernandes A Prefeitura de Guadalupe vai promover, no dia 31 de maio, uma festa em homenagem às mães...

Correios em crise: estatal adia férias, reduz salários e decreta fim do teletrabalho em casa

Empresa anuncia redução de jornada, PDV ampliado e corte de custos na sede para tentar sair da lista das...

Homem é preso em flagrante por “dar grau” em via pública no interior do Piauí

Ele poderá responder por crimes de direção perigosa, resistência e desacato à autoridade. Um homem, que não teve a identidade...
spot_img

Prefeito Júnior Nato participa de seminário da UNCME em Teresina ao lado de representantes da educação de Jerumenha

Por Gleison Fernandes. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, esteve presente nesta terça-feira, 13 de maio, no XIII Seminário Estadual...

Rafael Fonteles vai indicar 1° suplente da chapa de Júlio César ao Senado

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) terá a responsabilidade de indicar o primeiro suplente da chapa do deputado federal Júlio...
spot_img

Posts Recomendados