Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Lula afirma que perdão a golpistas soaria como impunidade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente discursou em evento sobre os atos antidemocráticos de 8/1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta segunda-feira (8), uma punição exemplar para quem teve qualquer participação nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Em discurso, Lula afirmou que o perdão a essas pessoas “soaria como impunidade”. A declaração foi dada durante ato em defesa da democracia, realizado no Salão Negro do Congresso Nacional. O evento marcou um ano da depredação dos palácios da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

“Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos. Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra o seu próprio povo. O perdão soaria como impunidade. E a impunidade, como salvo conduto para novos atos terroristas”, destacou Lula. Ele fez coro à mensagem das autoridades presentes no ato.

© Foto Lula Marques/ Agência Brasil

O evento Democracia Inabalada teve, além de Lula, a presença dos presidentes do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, além de parlamentares, ministros, ex-ministros e representantes da sociedade civil. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, foi a primeira a discursar, falando em nome dos governadores do país.

Lula também observou que a tentativa de deposição da democracia, que se baseia no desrespeito ao resultado das eleições, teria consequências drásticas para a estabilidade política do país.

“Se a tentativa de golpe fosse bem-sucedida, muito mais do que vidraças, móveis, obras de arte e objetos históricos teriam sido roubados ou destruídos. A vontade soberana do povo brasileiro, expressa nas urnas, teria sido roubada. E a democracia, destruída. A esta altura, o Brasil estaria mergulhado no caos econômico e social. O combate à fome e às desigualdades teria voltado à estaca zero”, afirmou.

O presidente ainda elogiou a “coragem de parlamentares, governadores e governadoras, ministros e ministras da Suprema Corte, ministros e ministras de Estado, militares legalistas e, sobretudo, da maioria do povo brasileiro”. Para o presidente, essa coragem garantiu que o dia de hoje fosse de “celebração da vitória da democracia sobre o autoritarismo”.

Aproveitando a presença no Senado, Lula ainda fez menção aos trabalhadores Polícia Legislativa, que se recusaram a aderir ao golpe e defenderam o prédio do Congresso Nacional durante a invasão, mesmo em minoria.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Floriano Pro Race 2025 entra no calendário nacional e promete movimentar a Princesa do Sul nos dias 19 e 20 de julho

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A cidade de Floriano, conhecida como a Princesa do Sul, será palco de...

Bolsonaro diz que Nordeste deve receber a próxima manifestação favorável à anistia

“Estamos vendo qual o melhor estado do Nordeste para se fazer presente. Até para mostrar que não é só...

Fraude em postos de combustível no Piauí pode render multa de mais de R$ 1 milhão

A prática da bomba adulterada tem sido recorrente no Piauí. A fraude da "bomba baixa" é um dos golpes mais...

Vereadores de Guadalupe aprovam por unanimidade, em segundo turno, reeleição para presidente e membros da mesa diretora

O projeto precisava de duas votações, com intervalo de 10 dias, para concretizar a mudança na Lei Orgânica Municipal. A...
spot_img

Jair Bolsonaro diz que próxima manifestação em prol da anistia deve acontecer no Nordeste

Após manifestações no Rio e em São Paulo pedindo perdão para os envolvidos na suposta tentativa de golpe, ex-presidente...

Júlio César pode receber o apoio do deputado Jadyel Alencar para o Senado em 2026

O parlamentar se encontrou com o deputado estadual Georgiano Neto, filho de Júlio César, na última sexta. O deputado federal...
spot_img

Posts Recomendados