Concurso da Prefeitura de Landri Sales tem questões plagiadas e MPPI recomenda anulação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo a investigação do MP, 50% das questões para o cargo de psicopedagogia foram simplesmente reproduzidas. O prefeito Deslimon Soares, recebeu uma recomendação do Ministério Público do Piauí, para que anule o processo seletivo que foi realizado no dia 14 de janeiro na cidade.

O concurso público realizado pela Prefeitura de Landri Sales, que teve as provas aplicadas no dia 14 de janeiro deste ano, pode ser anulado após o Ministério Público apontar suposto plágio de questões. O promotor de Jaime Rodrigues, da Promotoria de Marcos Parente, recomendou que o certame seja anulado.

Delismon Soares

Segundo a investigação do MP, 50% das questões para o cargo de psicopedagogia foram reproduzidas pela Fundação Vale do São Romão de um concurso realizado pelo Instituto Machado de Assis, em 2012, na Prefeitura de Nova Colinas no Maranhão. Para o promotor, as questões não podem ser idênticas e que precisariam de contextualização.

“O entendimento jurisprudencial destaca que a utilização de questões idênticas, sem a devida contextualização ou adaptação, pode caracterizar desrespeito ao princípio da isonomia, uma vez que alguns candidatos podem se beneficiar de conhecimento prévio das perguntas”, disse Jaime Rodrigues.

Promotor de Jaime Rodrigues – Foto:

Para o membro do MP, a ocorrência de plágio em questões de provas aplicadas no processo seletivo fere os princípios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da igualdade, da publicidade, da competição e da razoabilidade, importando o plágio em nulidade absoluta do ato.

Na recomendação, a Fundação Vale do São Romão e ao município de Landri Sales foram orientados a marcar nova data para aplicação de novas provas. 

O outro lado

A Fundação Fundação Vale do São Romão alegou que assim como as demais instituições realizadoras de seleções possuem banco de questões adquiridas de institutos de produção e elaboração de itens. Daí a possibilidade de que questões normalmente possam aparecer em mais de uma prova de seleção de diferentes instituições. Já o município de Landri Sales ainda não se manifestou. 

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados