Concurso da Prefeitura de Landri Sales tem questões plagiadas e MPPI recomenda anulação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo a investigação do MP, 50% das questões para o cargo de psicopedagogia foram simplesmente reproduzidas. O prefeito Deslimon Soares, recebeu uma recomendação do Ministério Público do Piauí, para que anule o processo seletivo que foi realizado no dia 14 de janeiro na cidade.

O concurso público realizado pela Prefeitura de Landri Sales, que teve as provas aplicadas no dia 14 de janeiro deste ano, pode ser anulado após o Ministério Público apontar suposto plágio de questões. O promotor de Jaime Rodrigues, da Promotoria de Marcos Parente, recomendou que o certame seja anulado.

Delismon Soares

Segundo a investigação do MP, 50% das questões para o cargo de psicopedagogia foram reproduzidas pela Fundação Vale do São Romão de um concurso realizado pelo Instituto Machado de Assis, em 2012, na Prefeitura de Nova Colinas no Maranhão. Para o promotor, as questões não podem ser idênticas e que precisariam de contextualização.

“O entendimento jurisprudencial destaca que a utilização de questões idênticas, sem a devida contextualização ou adaptação, pode caracterizar desrespeito ao princípio da isonomia, uma vez que alguns candidatos podem se beneficiar de conhecimento prévio das perguntas”, disse Jaime Rodrigues.

Promotor de Jaime Rodrigues – Foto:

Para o membro do MP, a ocorrência de plágio em questões de provas aplicadas no processo seletivo fere os princípios da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da igualdade, da publicidade, da competição e da razoabilidade, importando o plágio em nulidade absoluta do ato.

Na recomendação, a Fundação Vale do São Romão e ao município de Landri Sales foram orientados a marcar nova data para aplicação de novas provas. 

O outro lado

A Fundação Fundação Vale do São Romão alegou que assim como as demais instituições realizadoras de seleções possuem banco de questões adquiridas de institutos de produção e elaboração de itens. Daí a possibilidade de que questões normalmente possam aparecer em mais de uma prova de seleção de diferentes instituições. Já o município de Landri Sales ainda não se manifestou. 

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Seleção de Jerumenha vence torneio intermunicipal de futsal realizado em Marcos Parente

A equipe campeã foi agraciada com R$ 800.00, enquanto a vice-campeã recebeu R$ 200.00, na distribuição dos prêmios. Na noite...

Escola municipal de Floriano programa atividade de ciclismo “1º Pedal Escola-Família” com pais e alunos

O pedal é uma sequência de uma atividade desportiva realizada em 2023 pela escola e que teve uma grande...

Mulher suspeita de produzir e divulgar conteúdo sexual da própria filha de quatro anos é presa no Sul do Piauí

Segundo o delegado titular de Baixa Grande do Ribeiro, Marcos Halan, a presa alega que foi ameaçada e obrigada...

Usina de Boa Esperança em Guadalupe opera normalmente com 58,90% de armazenamento, afirma Chesf

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou na sexta-feira (23), que a...
spot_img

Carro-Pipa é a principal fonte de abastecimento de água para 102 mil piauienses

Mesmo que o uso do carro-pipa não seja indicado, essa é a principal fonte de abastecimento para muitos nordestinos. O...

Edital do concurso da Polícia Penal do Piauí com 200 vagas está previsto para próxima semana

O secretário estadual de Justiça do Piauí (Sejus), Carlos Augusto, anunciou para a próxima sexta-feira,1º de março, o lançamento...
spot_img

Posts Recomendados