Deserto no Brasil? O que é preciso para salvar comunidades no Nordeste e reverter processos de desertificação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Descoberta do primeiro clima árido no Brasil foi feita por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Pela primeira vez na história, uma área de de 5 mil quilômetros foi classificada no Brasil como sendo de clima semiárido. A área abrange cinco municípios da Bahia e um pedaço de Petrolina, em Pernambuco.

Divulgada em meados de janeiro, a descoberta é de um estudo feito por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Paisagem típica do sertão nordestino. São Domingos do Cariri, interior da Paraíba. Foto: Divulgação

Como explica Humberto Barbosa, professor e pesquisador especialista em desertificação da Universidade Federal de Alagoas, a situação pode ser revertida.

“Para reverter isso, você precisa, de certa forma, de água. A água é a forma de você trazer as plantas nativas e a sobrevivência dessas plantas nativas vai depender de você, também, na utilização da água para que a planta floresça”, disse ele em entrevista ao podcast O Assunto desta segunda-feira (29).

Macururé, no norte da Bahia — Foto: Arquivo pessoal

Segundo Barbosa, trata-se de um processo mais custoso, dada a dimensão que já se encontra o processo de desertificação no semiárido brasileiro — o que dificultaria para municípios, estados e a União.

“A outra forma é a fórmula mais simples, menos custosa, porém ela traz algumas questões, principalmente do que a gente tá colocando em termos de sustentabilidade pelo fato de você isolar uma área.”

“E esse isolamento seria necessário 40 a 50 anos para uma recuperação quase total do que era aquela região nativa antes. Ou seja: é um isolamento não só do uso e ocupação, mas também comercial de produção de alimentos daquela região.”

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Expoapi 2024 deve gerar R$ 300 milhões em negócios e atrair 400 mil pessoas

O evento contará com leilões, ações de networking e shows com grandes atrações nacionais e locais, todos com entrada...

Ministro Wellington Dias admite diálogo com ex-aliados e deixa em aberto aliança entre PT e PP

As declarações deixam em aberto as especulações de tratativas para um possível acordo. A reaproximação entre os dois partidos veio...

Ministério da Saúde destina mais de R$ 90 milhões para ações do Programa Saúde na Escola

Os repasses serão feitos conforme o desempenho dos municípios nas ações de saúde escolar, incluindo prevenção de obesidade, promoção...

Programa Pé-de-Meia: nova parcela começará a ser paga em 25/11

O benefício será repassado conforme o mês de nascimento dos estudantes O Ministério da Educação (MEC) começará a pagar na segunda-feira,...
spot_img

Secretário Washington Bandeira destaca avanços educacionais do Piauí em painel no Congresso Pioneira

O gestor destacou a universalização do tempo integral associado à oferta do ensino técnico e profissional, além de novidades...

Piauí vai sediar reunião do Comitê de Patrocínios do Governo Federal

De 27 a 30 de novembro, mais de 40 representantes de órgãos patrocinadores do Governo Federal participam de reuniões,...
spot_img

Posts Recomendados