Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Lista de pessoas espionados pela “Abin paralela” repercute no meio político

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Divulgada com exclusividade pelo Jornal da Band, a lista de novas autoridades que teriam sido espionadas pela Abin paralela repercutiu no meio político

Divulgada com exclusividade pelo Jornal da Band, a lista de novas autoridades que teriam sido espionadas pela Abin paralela repercutiu no meio político.

Segundo fontes da investigação, entre os governadores à época da atuação da Abin paralela, estavam Camilo Santana, do PT, que governou o Ceará, e João dória, de São Paulo.

Imagem Jornal da Band

“Arapongagem é crime, fere a constituição brasileira, impede o direito do cidadão e violenta a liberdade”, disse Doria.

Alvos do monitoramento ilegal, de acordo com investigadores, senadores membros da CPI da covid também reagiram.

Otto Alencar afirmou que espiões e marginais usaram a Abin na busca de elementos para atacar.

Já Rogério Carvalho ressaltou que denunciou, no plenário do Senado, que estava sendo vítima de espionagem e cobrou punições para que fatos dessa natureza não se repitam.

https://twitter.com/SenadorRogerio/status/1753579304108077419

Segundo integrantes da investigação, ministros do governo Bolsonaro também foram vítimas. Anderson Torres, da justiça, e Abraham Weintraub, da Educação.

“Eu não tenho medo do que eles possam encontrar, a minha essência vocês viram na reunião ministerial: uma pessoa revoltada com o mecanismo e com as coisas erradas da república”, disse Weintraub.

Assim como o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, Flávia Arruda, que também esteve á frente da Secretaria de Governo, era alvo do First Mile, de acordo com a apuração. A ministra disse, por meio de nota, que recebeu com surpresa e indignação a informação de que foi monitorada de forma ilegal e arbitrária.

Segundo as investigações, o monitoramento ilegal era comandado por Alexandre Ramagem, delegado da PF e ex-diretor da Abin. Mas o vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, é citado como centro do núcleo político do esquema. Os dois negam envolvimento. 

A investigação ainda faz o cruzamento de dados para verificar todas as pessoas que foram espionadas.

A Polícia Federal informou que, não há, até o momento, informações conclusivas referentes a todos os titulares e usuários das linhas telefônicas monitoradas e que as investigações seguem em sigilo, sem data prevista para encerramento.

Quem foi monitorado?

Ministros do governo Bolsonaro

  • Abraham Weintraub, da Educação;
  • Anderson Torres, da Justiça;
  • Flavia Arruda, da Secretaria de Governo;
  • Carlos Alberto dos Santos Cruz; antecessor de Flavia na Secretaria de Governo.

Deputados federais

  • Alexandre Frota;
  • Joice Hasselmann;
  • Kim Kataguiri.

Senadores integrantes da CPI da covid-19

  • Otto Alencar;
  • Rogério Carvalho;
  • Omar Aziz;
  • Humberto Costa;
  • Alessandro Vieira;
  • Renan Calheiros;
  • Simone Tebet;
  • Soraya Thronicke;
  • Randolfe Rodrigues.

Outros espionados, segundo a investigação da PF

  • O então governador de São Paulo João Dória, eleito com o apoio de Bolsonaro;
  • Camilo Santana, do PT, que governou o Ceará;
  • Os ministro do STF Luis Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes;
  • O então presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia;
  • O ex-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia;
  • O advogado Roberto Bertholdo.

O que é a Abin paralela?

Criada em 1995, a Abin tem como objetivo fornecer ao presidente da República e ministros informações estratégicas para o processo de decisão. Entretanto, a Operação Vigilância Aproximada da PF investiga uma “organização criminosa que se instalou na agência”

O órgão suspeita que a Abin foi usada durante o governo de Bolsonaro para monitorar ilegalmente várias autoridades. As investigações apontam que foram usadas ferramentas de geolocalização de celulares sem autorização judicial.

Segundo fontes da PF, o filho do ex-presidente Carlos Bolsonaro seria o idealizador da “Abin paralela”, que teria entrado em vigor quando o órgão era chefiado por Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Diretor-geral do órgão entre julho de 2019 e março de 2022 e atualmente deputado federal, Ramagem foi um dos alvos da fase anterior da operação, que ocorreu em 25 de janeiro.

Carlos teria designado missões ao diretor – como, por exemplo, provar uma suposta ligação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes Alexandre Moraes com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Como a Abin monitorava autoridades paralelamente?

Segundo a PF, o monitoramento era feito usando ferramentas da agência para ações ilícitas, “produzindo informações para uso político e midiático. O objetivo seria a ”obtenção de proveitos pessoais e até mesmo para interferir em investigações da Polícia Federal”.

Uma das ferramentas usadas era o software FirstMile, que permite a consulta de até 10 mil aparelhos de celular a cada 12 meses. 

Em outubro, a PF afirmou que o sistema havia sido usado mais de 30 mil vezes, incluindo 2,2 mil usos relacionados a políticos, jornalistas, advogados e adversários do governo Bolsonaro.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Duas clínicas de estética de Teresina são interditadas por reutilização de seringas e outras irregularidades

Ao todo, 20 estabelecimentos foram inspecionados nas zonas Leste e Sul da capital. Duas clínicas de estética localizadas em Teresina...

Piauí tem 35 barragens com riscos de segurança, aponta Agência Nacional de Águas

Destas, cinco são prioritárias para gestão de segurança e quatro apresentam alto risco de dano humano ou estrutural. Pelo menos...

Florinda Meza é acusada de agressões físicas e psicológicas contra Roberto Bolaños

Atriz teria apagado cigarros no corpo do marido como forma de punição, diz documentário. Depoimentos apresentados na série “Chespirito: Sem...

PT lança site para cadastrar influenciadores pró-Lula

Anúncio foi feito em um encontro virtual. Na quarta-feira (2), o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou um site para aumentar...
spot_img

Judiciário entra em recesso e prazos ficam suspensos até 31 de julho

O presidente do STF, Roberto Barroso, e o ministro Edson Fachin serão os responsáveis pelo plantão na Corte Os tribunais...

Prouni 2025: Piauí tem oferta de 2.442 bolsas no segundo semestre

MEC oferece 1.540 bolsas integrais e 902 parciais pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Inscrições podem ser realizadas até...
spot_img

Posts Recomendados