Desfile de escolas de samba e shows na beira-rio marcam o último dia do Carnaval de Floriano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O prefeito Antônio Reis acompanhou o desfile ao lado da primeira dama Camélia Reis.

Foi embalada por um clima gostoso de chuva que uma multidão prestigiou o desfile das escolas de samba de Floriano, nesta terça-feira, 13 de fevereiro, na Avenida Getúlio Vargas, a apoteose do samba da Princesa do Sul. Do palanque oficial, o prefeito Antônio Reis, ao lado da primeira-dama, Carmélia Reis, secretários municipais, vereadores, convidados especiais e o corpo de jurados acompanharam o desfile que foi aberto com a participação das Chanas Cheirosas com seus fofões mascarados carregados de beleza e mistério, seguido pelo Bloco Babá Lokê, uma expressão do candomblé do movimento Ylê Àse Bàbá Lóke que trouxe para a passarela do samba, a preservação da cultura, estética e beleza negras.

Seis agremiações competiram no desfile das escolas de samba, sempre ciceroneadas pelo rei e rainha do carnaval, ao entrarem na avenida, e também pela eterna musa e secretária de Cultura, Elineuza Ramos. A Arrocha Um Aperta o Outro estreou a passarela do samba, trazendo no samba-enredo uma homenagem à extinta escola de samba Mangueira, exaltando a história de lutas e vitórias da homenageada, e destacando em um dos carros alegóricos os carnavalescos Vicente Rodrigues, Carlinhos Vilarinho, Dorival e Jocy, que fizeram história à frente da Mangueira. 

Fundada em 1991, a Mocidade Independente da Caixa Dágua, no samba-enredo “A Caixa D’água em oração faz uma prece”, cantou a religiosidade dos moradores do bairro, que abriga um importante templo da igreja católica, homenageando o padroeiro São José Operário, e também as manifestações culturais como o bumba meu boi, as festas juninas e as rezadeiras.

A escola de samba Os Caipiras, fundada desde 1978, desenvolveu na avenida o samba-enredo “Adoletá”; fez uma imersão no passado resgatando antigos brinquedos e brincadeiras infantis, sonhos de crianças e estórias tiradas dos contos de fadas, trazendo uma mensagem saudosa da inocência de outrora, e também de alerta para a atual infância eletrônica e robotizada.

Ressaltando suas cores amarelo, azul e branco, a escola Estrela Cadente cantou no samba-enredo a “História de grandezas e vitórias que o Mimbó escreveu”. A homenagem à comunidade Mimbó trouxe para a avenida a líder comunitária Idelzuita Paixão e manifestações típicas do povo quilombola, com danças, tradições, artesanato e a belezas dos moradores.

A Beija-Flor da Princesa foi a penúltima escola a desfilar, levando para a passarela uma homenagem ao bairro São Cristóvão e suas referências como os radialistas Renato Costa e o saudoso Emídio Nonato, as quadrilhas do bairro, esporte e o tradicional bloco Os Piratas, com seus 70 anos de criação.

A Acadêmicos do Irapuá encerrou o desfile competitivo trazendo o seu samba-enredo “Eu sou liberto”, que homenageou a comunidade negreira da Vereda, no bairro Irapuá II, sua cultura de amor à raça negra, modo de vida e produção artesanal.  As apresentações na avenida encerraram por volta das 2h da madrugada com o bloco os Ingratos, que ao som de marchinhas, arrastaram uma multidão pela avenida até o cais da beira-rio, onde a festa seguiu até o amanhecer com as atrações “prata da casa” Kayo Freitas, Hiury Barros e grupo Baratinar.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito diplomado, Jesse James leva mensagem de Natal aos guadalupenses

"Que este seja um momento de renovação e esperança, e que o espírito natalino ilumine nossos corações e nos...

Secretário da Fazenda do Piauí é vítima de crime cibernético; polícia investiga

Um perfil falso ​foi criado para se passar por ele nas redes sociais, inclusive utilizando a mesma foto do...

Câmara de Jerumenha encerra atividades de 2024 e se prepara para a posse de prefeito, vice e vereadores em janeiro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha encerrou os trabalhos legislativos de 2024 em uma...

Vereadores de Baixa Grande do Ribeiro realizam última sessão do ano; Rodrigo Rocha promoveu confraternização em sua casa

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n° 021/2024, que estima a receita e fixa as despesas da administração...
spot_img

Durante entrevista na Rádio Cidade Luz, Neidinha faz retrospectiva de dois mandatos e comenta transição para nova gestão em Guadalupe

Por Gleison Fernandes = Jornalismo da UCA. "A expectativa para a gestão de Jesse James e Hélvia Almeida é muito...

36,6% dos domicílios piauienses usam lenha ou carvão no preparo de alimentos

Índice equivalente a um em cada três domicílios do estado em 2023, terceiro maior indicador do país. No Piauí, 36,6%...
spot_img

Posts Recomendados