Viradouro é grande campeã do Carnaval 2024 no Rio; veja todas as notas do Grupo Especial 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Escola de Niterói, que exaltou a força da mulher negra e abordou o culto africano à serpente, obteve nota máxima em todos os 9 quesitos. Porto da Pedra foi rebaixada.

A Viradouro foi a campeã do Grupo Especial do carnaval 2024 do Rio de Janeiro, com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, que exaltou a força da mulher negra e abordou o culto às serpentes na tradição africana. A Porto da Pedra foi rebaixada.

A apuração foi realizada na Cidade do Samba na tarde desta quarta-feira (14).

A vermelha e branco de Niterói liderou a apuração de ponta a ponta, obtendo a pontuação máxima em todos 9 quesitos (veja abaixo). A Imperatriz Leopoldinense ficou em segundo lugar.

Algumas escolas de samba disseram que a escola descumpriu uma regra da comissão de frente.

Viradouro durante desfile no Rio. (Foto: Raphael David | Riotur)

O caso vai ser analisada pela Liga das Escolas do Rio de Janeiro (Liesa), mas uma eventual punição não tiraria o título da Viradouro.

Veja a classificação final e as notas de cada escola

Classificação geraldo desfile das escolas de samba

PontuaçãoEscola de samba do RJ
Logo escola ViradouroViradouro270,0
Logo escola ImperatrizImperatriz269,3
Logo escola Grande RioGrande Rio269,2
Logo escola SalgueiroSalgueiro269,0
Logo escola PortelaPortela268,9
Logo escola Vila IsabelVila Isabel268,8

Ver classificação completa

Apuração emTempo realdo desfile das escolas de samba

  • Por quesitos
  • Por escolas

Veja a apuração em tempo real

selecionadoAlegorias e adereços

Escola de sambaNota 1Nota 2Nota 3Nota 4DescarteTotal
Logo escola P. da PedraP. da Pedra9,69,69,610,09,629,2
Logo escola Beija-FlorBeija-Flor9,89,910,010,09,829,9
Logo escola SalgueiroSalgueiro9,89,89,99,89,829,5
Logo escola Grande RioGrande Rio10,010,010,09,99,930,0
Logo escola U. da TijucaU. da Tijuca9,69,79,79,99,629,3
Logo escola ImperatrizImperatriz9,89,89,910,09,829,7
Logo escola MocidadeMocidade9,69,79,910,09,629,6
Logo escola PortelaPortela9,89,99,99,89,829,6
Logo escola Vila IsabelVila Isabel9,810,010,010,09,830,0
Logo escola MangueiraMangueira9,79,89,810,09,729,6
Logo escola TuiutiTuiuti9,89,89,99,99,829,6
Logo escola ViradouroViradouro9,910,010,010,09,930,0

As notas 10 conquistadas pelas escolas

  • Nota 10 em Alegorias e Adereços: Grande Rio, Vila Isabel e Viradouro;
  • Nota 10 em Bateria: Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Imperatriz, Mocidade, Vila Isabel, Mangueira, Tuiuti e Viradouro;
  • Nota 10 em Evolução: Grande Rio, Unidos da Tijuca, Imperatriz, Portela, Vila Isabel e Viradouro;
  • Nota 10 em Mestre-Sala e Porta-bandeira: Beija-flor, Salgueiro, Grande Rio, Imperatriz, Mocidade, Mangueira, Tuiuti e Viradouro;
  • Nota 10 em Comissão de frente: Grande Rio, Mangueira, Tuiuti e Viradouro;
  • Nota 10 em Enredo: Portela, Vila Isabel e Viradouro;
  • Nota 10 em Harmonia: Salgueiro, Imperatriz, Mangueira e Viradouro;
  • Nota 10 em Samba-Enredo: Salgueiro, Imperatriz, Portela, Mangueira e Viradouro;
  • Nota 10 em Fantasias: Beija-Flor, Imperatriz, Portela e Viradouro.

Como foi a apuração

Foram 9 quesitos com e 4 avaliadores. Cada um deles pôde dar entre 9 e 10 pontos, podendo fracioná-los em décimos (9,1; 9,2; 9,3…), devendo justificar sempre que não desse a nota máxima — idealmente, o jurado precisa apontar especificamente onde e quando viu a falha.

A nota mais baixa entre as 4 de cada quesito foi descartada. Por isso, a Viradouro acabou vencedora com a nota máxima possível, 270, pois obteve ao menos 3 notas 10 em cada um dos quesitos.

O que significa cada quesito:

Alegorias e adereços: é dividido nos subquesitos concepção e realização. No primeiro, avaliam-se a adequação dos itens ao enredo e a criatividade, desde que haja significado. No segundo, valem a impressão causada pelas formas, materiais e cores, o acabamento (inclusive das partes traseiras e geradores) e o papel e a fantasia dos destaques. Perde pontos a escola que deixar pedaços de fantasias, materiais estranhos ou geradores aparentes.

Bateria: a manutenção regular e a sustentação da cadência em consonância com o samba-enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos; e a criatividade e a versatilidade.

Comissão de Frente: em indumentária, a capacidade de impactar o público. Em apresentação, se o saudaram e se foram coordenados e síncronos. Perde ponto a comissão que perder parte da roupa.

Enredo: em concepção, valem o argumento, o desenvolvimento a importância e a densidade cultural. O jurado avalia a clareza, a coerência e a coesão na roteirização do desfile, de modo a facilitar o entendimento do tema. Também conta pontos a criatividade no enfoque ou “recorte” escolhido. Em realização, é vista a adaptação do conceito para o que é apresentado na Avenida, como a sequência das alas e alegorias, a criatividade e a carnavalização do tema proposto. Perde pontos a escola que não apresentar na pista alegorias, tripés ou alas descritos no roteiro. Itens a mais ou trocados também geram punição.

Evolução: é a fluência da apresentação. O julgador avalia a espontaneidade, a criatividade, a empolgação e a vibração dos desfilantes, bem como a coesão do desfile —a manutenção de espaçamento o mais uniforme possível entre alas e alegorias. Perde pontos a escola que deixar buracos ou permitir que alas se misturem.

Fantasias: em concepção, a adequação ao enredo e a criatividade. Em realização, a impressão causada pelas formas, materiais e cores; o acabamento e a leveza; e a uniformidade de detalhes. Perde ponto a escola com desfilantes com roupas incompletas.

Harmonia: é o entrosamento entre o ritmo e o canto, e o avaliador deve estar atento à perfeita igualdade do canto do samba-enredo pelos componentes, em consonância com o intérprete e a manutenção da tonalidade; há punição se qualquer integrante for flagrado sem cantar.

Mestre-sala e Porta-bandeira: contam pontos a roupa, o bailado, a harmonia do casal e a proteção do pavilhão. Perde ponto a dupla que deixar a bandeira enrolar ou que perder parte da fantasia.

Samba-enredo: para a letra, adequação ao enredo, a riqueza poética, beleza e bom gosto e à adaptação dos versos com os desenhos melódicos. Para a melodia, as características rítmicas, a riqueza, a beleza e o bom gosto e a capacidade de facilitar o canto e a dança dos desfilantes.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí receberá investimentos de R$ 1 bilhão através do Novo PAC Seleções

Recursos serão destinados para abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e mobilidade urbana em 41 municípios. O Piauí vai receber...

Janja da Silva e ministro do esporte participaram do desfile na recepção de Macron a líderes

Primeira-dama cumpre outras agendas além de participar da cerimônia de abertura dos jogos; comitiva também inclui embaixador brasileiro na...

Dr. Dilson reafirma lealdade ao grupo político de Júlio César e busca reeleição para o cargo de vereador de Guadalupe

Com uma trajetória sólida na política local, Dr. Dilson Barbosa Gomes, atual presidente do Legislativo e o vereador mais...

Adolescentes caem de moto ao fugirem da Guarda Municipal durante live e tem protocolo de morte encefálica

O jovem sofreu politraumatismo e foi socorrido pelo Serviço Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital de Urgência...
spot_img

Rafael Fonteles entrega unidade de instituto que oferta emissão de carteiras em Piripiri

O Instituto Félix Pacheco está presente em 78 cidades do Piauí. A meta do governador é chegar aos 224...

Alunos do Curso de Formação da Polícia Militar conhecem programas e projetos da Investe Piauí

Eles conheceram na prática como funciona o ecossistema de inovação do Hub da Investe Piauí. Quarenta e oito cadetes que...
spot_img

Posts Recomendados