Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Cresce em 100% a população em situação de rua em Teresina e desemprego é um dos fatores

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nos últimos três anos, a população em situação de rua em Teresina cresceu 100%, segundo levantamento da Pastoral do Povo de Rua, que há 14 anos faz acolhimentos.

Na manhã desta terça-feira (20) a Sasc (Secretaria Estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos) deu posse ao comitê que terá a missão de adotar políticas públicas para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Consultório de Rua, que tem uma equipe multidisciplinar, atendeu cerca de 1.500 pessoas em Teresina. Entre os fatores que tem causado o aumento está o desemprego.

Foto: Jailson Soares/O Dia

O padre João Paulo Carvalho, coordenador da Pastoral do Povo de Rua, disse que 75% das pessoas que buscam o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) foram incluídas no Bolsa Família.

“Após a pandemia muita gente ficou desempregada, sem poder pagar aluguel eles foram para a rua. Muitos deles não são dependentes de álcool ou droga e moram na rua por causa do desemprego. Nos últimos três anos, cresceu em 100% a população de rua em Teresina”, disse o padre João Paulo.

O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua é fruto de uma lei aprovada na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Francisco Limma (PT) e sancionada pelo ex-governador Wellington Dias (PT).

O padre João Paulo Carvalho destacou que a criação do comitê foi “uma luta árdua”. “Foi uma tentativa insistente de estarmos a todo instante cobrando e até que enfim chegou o dia de hoje, a posse, do tão esperado comitê para a lei sair da gaveta e vamos trabalhar para levar educação, saúde, profissionalização para as pessoas de rua que vivem na invisibilidade”, disse padre João Paulo.

Segundo ele, após a pandemia cresceu a população em situação de rua, principalmente devido o desemprego. Ele defendeu incentivo a qualificação profissional para ingresso no mercado de trabalho. O padre defendeu também cotas para esse público.

O arcebispo Dom Juarez garantiu que a igreja é uma parceira do comitê e é preciso combater a sociedade de pessoais descartáveis.

“São pessoas excluídas. Os pobres são pessoas vítimas de uma exploração, e muitas vezes, das injustiças. O Papa Francisco usa uma expressão que é: nós vivemos um templo, uma sociedade do descarte. Pessoas não podem ser descartadas, pessoas precisam ser cuidadas e incluídas no ceio da sociedade”, disse arcebispo.

A assistente social Melissa de Carvalho Soares disse que aumentou consideravelmente a população de rua após a pandemia, recebendo também pessoas de outras estados.

“São muitos os motivos que levam as pessoas a situação de rua entre eles o desemprego, conflitos familiares, separação, morte dos pais, transtorno mental, além dos usuários de droga. São pessoas que normalmente não procuram a Ubs e somos uma equipe volante que vamos onde eles estão”.

A solenidade de posse dos integrantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua contou com a presença do arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, da secretária Regina Sousa (Sasc), Núbia Lopes (Relações Sociais), Sônia Terra (Superintendente de Direitos Humanos), Assunção Aguiar (Superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários) e várias entidades parceiras do movimento.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bolsonaro deve receber alta hospitalar nos próximos dias, diz boletim médico

Ex-mandatário segue se recuperando após intervenção no intestino e permanece com restrição de visitas. Jair Bolsonaro (PL) deve receber alta hospitalar em breve,...

Golpistas se passam por delegados no Piauí e exigem dinheiro para “encerrar investigações”

Criminosos entram em contato com as vítimas e as coagem sob a alegação de que estão sendo investigadas por...

II Festival de Negócios de Jerumenha fecha edição com saldo positivo para empreendedores locais, diz equipe organizadora

Por Gleison Fernandes. O II Festival de Negócios de Jerumenha foi encerrado neste sábado (3) com resultados positivos para os...

Governo Lula abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos

Inscrições começam na segunda-feira (5) Os médicos interessados em aderir ao programa Mais Médicos podem se inscrever a partir desta segunda-feira...
spot_img

Ministro Alexandre Silveira prevê reforma do setor elétrico por MP em 15 dias

Mudanças incluem abertura do mercado livre de energia e benefícios para baixa renda O ministro de Minas e Energia, Alexandre...

Fraude no INSS: Plano do governo prevê canal para vítimas pedirem devolução de dinheiro

Plano prevê canal específico para formalizar pedidos de devolução; expectativa é que o governo faça o ressarcimento e recupere...
spot_img

Posts Recomendados