Vítima de violência doméstica poderá acompanhar localização do agressor

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O projeto permite que a vítima de violência seja alertada em caso de aproximação do agressor e também comunicar o fato à polícia.

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira (5) o projeto (PL 2204/2022) que prevê o uso do botão do pânico por vítimas de violência doméstica e o acompanhamento, em tempo real, da localização do agressor, monitorado por tornozeleira eletrônica. O equipamento será custeado pelo criminoso.

O projeto altera a Lei Maria da Penha e permite que a vítima de violência seja alertada em caso de aproximação do agressor e também comunicar o fato imediatamente à autoridade policial em caso de perigo iminente.

Vítima de violência doméstica poderá acompanhar localização do agressor

O chamado botão do pânico tornou-se um aliado no combate à violência doméstica sofrida por mulheres. Quando acionado, o equipamento emite um alerta para que a vítima seja socorrida. O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

A Comissão de Segurança Pública também aprovou uma proposta que amplia o acesso ao Frida, o Formulário Nacional de Avaliação de Risco. Hoje ele é restrito à Polícia Civil no momento do registro da ocorrência. O documento é usado para dimensionar o grau de risco em que a vítima se encontra. A intenção é que ele também possa ser aplicado aos órgãos e entidades da rede de proteção à mulher, além do Ministério Público e do Poder Judiciário, considerando que nem sempre a polícia tem condições de fazer o atendimento imediato.

O uso do formulário é muito eficaz, já que, além de ser um instrumento de proteção da mulher no caso concreto também permite elaboração de políticas públicas sobre parâmetros encontrados. Também fica assegurada assistência à vítima enquanto responder às indagações do formulário, oferecendo segurança e facilitando a compreensão do processo. 

O projeto também segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula diz que Bolsonaro ‘tem que pagar por tentativa de golpe’ e avalia vetar redução de pena

Lula decidirá sobre o projeto de lei da dosimetria, mas já reforça que Bolsonaro 'tem que pagar pela tentativa...

Júlio César amplia articulação política e reafirma compromisso com o Piauí em busca do Senado em 2026

Deputado busca superar resistências internas na base governista enquanto Georgiano Neto atua para pacificar aliados e fortalecer o grupo...

Lula diz que Bolsonaro ‘tem que pagar’ por trama golpista e que ainda não decidiu sobre veto à dosimetria

Caso sancionado, projeto de lei pode diminuir uma pena de 7 anos para 2, no caso de Bolsonaro O presidente...

“Ninguém vai escolher sozinho”, diz Wellington Dias sobre vice de Rafael Fonteles

O ministro Wellington Dias afirmou, na manhã desta quinta-feira, durante solenidade ao lado do governador Rafael Fonteles, que a...
spot_img

Profissionais da educação básica no Piauí podem receber novo piso salarial a partir de 2026

Com a aprovação na Câmara, o texto segue agora para análise do Senado. A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto...

Prefeito Júnior Nato e presidente José Osmar destacam conquista histórica da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A inauguração da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha, realizada nesta quarta-feira,...
spot_img

Posts Recomendados