Em comitiva do presidente Lula, Wellington Dias participa de debates sobre políticas de cuidados

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Entre os objetivos dos membros do governo brasileiro, está o de formalizar e fortalecer as relações entre a Secretaria Nacional de Políticas de Cuidados e Família do MDS e a Direção de Cuidados do Ministério de Igualdade e Equidade da Colômbia.

Políticas de cuidados e Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foram alguns dos temas tratados pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em viagem oficial à Colômbia, nesta quarta-feira (17.04). O titular do MDS integra a comitiva presidencial, junto à secretária nacional de Cuidados e Família do MDS, Laís Abramo. Entre os objetivos, está o de formalizar e fortalecer as relações entre a Secretaria Nacional de Políticas de Cuidados e Família do MDS e a Direção de Cuidados do Ministério de Igualdade e Equidade da Colômbia.

Após solenidade na Casa de Nariño, sede do governo, durante a tarde, a secretária e o ministro Wellington Dias, junto à primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, e à vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, visitaram um centro inovador da prefeitura de Bogotá que oferece serviços de cuidados para quem necessita e também para quem cuida, para a troca de experiências entre os países.

Foto: MDS / Divulgação

“Estou muito feliz com essa oportunidade de me reunir com a vice-presidente da Colômbia, que também é ministra da Igualdade e Equidade e cuida da área social. Junto com outros ministros, estamos trocando experiências de políticas de cuidados na América Latina, trilhando o caminho orientado pelo presidente Lula”, declarou o ministro Wellington Dias. “Este é também um momento fundamental para avançarmos na construção da Aliança Global contra a Fome e à Pobreza”, complementou.

O governo brasileiro entende que o cuidado é um direito e uma necessidade de todas as pessoas ao longo da vida, sendo mais evidente na infância e na adolescência, e entre as pessoas idosas e com deficiência. Nesse sentido, o MDS está construindo a Política Nacional de Cuidados, que terá a missão de promover as mudanças necessárias para uma divisão mais igualitária dessa responsabilidade, com especial atenção às desigualdades de gênero, raça, etnia e territoriais.

Foto: MDS / Divulgação

A proposta da Aliança Global contra a Fome é aberta a todos os países e busca formar uma cesta com políticas públicas de combate à fome e à pobreza bem-sucedidas, focadas em garantir o direito humano à dignidade, à alimentação adequada, nutritiva e saudável. A Aliança vem se consolidando por meio da liderança do Brasil no G20.

Agenda
A comitiva brasileira, composta também por outros ministros, participou ainda do Fórum Empresarial promovido pela ApexBrasil e pela agência de promoção comercial ProColombia. Depois, o grupo compareceu na inauguração da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), que tem como lema “leia a natureza”. Como país homenageado, o Brasil dispõe do pavilhão principal na feira.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Consumo de álcool! Saiba o que acontece se você beber mais de 3 long necks por dia – e o quanto isso encurta sua...

Um segundo estudo, da Nature, mostrou a relação do consumo do excesso da bebida com 61 doenças A frase "beba...

Justiça Federal pode barrar candidatura de Kalume em Floriano

O Ministério Público Federal (MPF) reforça o pedido de condenação do deputado, destacando a importância de garantir a integridade...

Defesa Civil e Seplan vão elaborar planos de contingência para riscos e desastres no Piauí

O planejamento tem como objetivo atender toda a população piauiense e, principalmente, os municípios que mais sofrem com áreas...

Governo testa novo sistema de alerta de emergências climáticas para celulares

Chamado “Cell Broadcast”, o sistema de segurança vai entrar em vigor no segundo semestre deste ano, ainda sem data...
spot_img

Auxílio reconstrução para RS pode começar a ser pago neste mês, diz ministro Paulo Pimenta

Portaria que regulamenta benefício de R$ 5,1 mil para afetados por enchentes no Rio Grande do Sul deve ser...

Governo Lula zera imposto para importação de três tipos de arroz até dezembro

Medida tem como objetivo garantir abastecimento e evitar alta nos preços após enchentes atingirem o Rio Grande do Sul,...
spot_img

Posts Recomendados