Os procedimentos iniciaram no domingo (21) e vão até o dia 29 de abril.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou mais uma etapa do mutirão de cirurgias de catarata. Desta vez estão sendo beneficiados pacientes de Floriano e de todo o território Rios Piauí e Itaueira. As cirurgias são realizadas no Hospital Regional Tibério Nunes.
Os procedimentos iniciaram neste domingo (21) e vão até o dia 29 de abril. As triagens foram realizadas na última semana. De acordo com o diretor do Hospital Regional Tibério Nunes, Gabriel Sousa, foram disponibilizadas 2129 consultas e, do total, 1.500 foram encaminhadas para as cirurgias de catarata.
“Estamos comprometidos em garantir o melhor atendimento possível para os pacientes advindos dos 19 municípios desta regional, que serão operados pelo mutirão. Na última semana realizamos as consultas de triagem e até o dia 29 de abril as cirurgias acontecerão”, lembra o diretor.
Até o final de 2024, a Sesapi realizará 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, contemplando os 224 municípios, por meio do mutirão de cirurgias de catarata. Para o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, esta iniciativa tem como objetivo levar mais qualidade de vida à população do Piauí. “Nosso objetivo com esse mutirão é dar vazão às demandas de cirurgias de catarata existentes no estado contemplando os 224 municípios, das 12 regiões de saúde”, disse o gestor.
A próxima etapa será realizada na cidade de Oeiras, com a expectativa de realizar 1224 cirurgias, de 7 a 10 de maio. “Todos os territórios de saúde estão com seu cronograma definido e os moradores das 224 cidades do Piauí serão beneficiados pelo mutirão de cirurgias de catarata da Sesapi. As cirurgias e consultas são realizadas nos hospitais da rede pública estadual”, explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campêlo.