Piauí contribuiu para que o Brasil saísse da lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Atualmente, o estado está entre os que mais vacinaram contra a pólio, influenza e covid-19.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o avanço na cobertura vacinal do Piauí foi um dos fatores que contribuiu para o Brasil sair da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas no mundo. Atualmente, o estado está entre os que mais vacinaram contra a pólio, influenza e covid-19.

Segundo o painel do ministério sobre a imunização da influenza, o estado é o primeiro colocado do país na vacinação contra a doença, com 54,71% do público-alvo imunizado. 

Para a superintende de Atenção à Saúde e Municípios da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Leila Santos, este aumento é reflexo do Movimento Nacional pela Vacinação, que realizou um trabalho ativo para retomar a confiança da população nas vacinas.

“Este é o resultado de um trabalho que os profissionais da saúde, os municípios, o Governo do Piauí e o Ministério da Saúde estão fazendo para que nosso povo procure os postos de saúde e se protejam com as vacinas disponibilizadas no calendário vacinal”, disse a gestora.

sarampo.jpg

Outro imunizante em que o estado também está em primeiro lugar do país entre os que mais vacinam é contra a covid. No esquema monovalente, a cobertura é de 92,34% para o público adulto e 47,26% na imunização para menores de cinco anos.

vacina estatística.jfif

“As estratégias adotadas, como a Carretinha da Saúde, que realiza a conferência da caderneta de vacinação de cada criança atendida, são primordiais para o aumento da cobertura vacinal do Piauí”, destaca o secretário da Saúde, Antonio Luiz Soares.

O Piauí também é o primeiro do Nordeste e segundo do país na campanha de vacinação contra a poliomielite, com 52,62% do público-alvo vacinado. No ano passado, o Piauí também apresentou um crescimento na cobertura vacinal contra a DTP, que protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche, passando de 73,11% em 2022 para 89,07% em 2023.

WhatsApp Image 2024-05-24 at 12.02.32.jpeg

“As ações como microplanejamento, que realizamos nos territórios de saúde do estado com foco na realidade local, foram essenciais para este avanço. Continuamos com os trabalhos junto aos municípios para traçar estratégias com gestores e alcançar melhores resultados, com finalidade de melhorar as coberturas vacinais”, lembra a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados