Piauí contribuiu para que o Brasil saísse da lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Atualmente, o estado está entre os que mais vacinaram contra a pólio, influenza e covid-19.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o avanço na cobertura vacinal do Piauí foi um dos fatores que contribuiu para o Brasil sair da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas no mundo. Atualmente, o estado está entre os que mais vacinaram contra a pólio, influenza e covid-19.

Segundo o painel do ministério sobre a imunização da influenza, o estado é o primeiro colocado do país na vacinação contra a doença, com 54,71% do público-alvo imunizado. 

Para a superintende de Atenção à Saúde e Municípios da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Leila Santos, este aumento é reflexo do Movimento Nacional pela Vacinação, que realizou um trabalho ativo para retomar a confiança da população nas vacinas.

“Este é o resultado de um trabalho que os profissionais da saúde, os municípios, o Governo do Piauí e o Ministério da Saúde estão fazendo para que nosso povo procure os postos de saúde e se protejam com as vacinas disponibilizadas no calendário vacinal”, disse a gestora.

sarampo.jpg

Outro imunizante em que o estado também está em primeiro lugar do país entre os que mais vacinam é contra a covid. No esquema monovalente, a cobertura é de 92,34% para o público adulto e 47,26% na imunização para menores de cinco anos.

vacina estatística.jfif

“As estratégias adotadas, como a Carretinha da Saúde, que realiza a conferência da caderneta de vacinação de cada criança atendida, são primordiais para o aumento da cobertura vacinal do Piauí”, destaca o secretário da Saúde, Antonio Luiz Soares.

O Piauí também é o primeiro do Nordeste e segundo do país na campanha de vacinação contra a poliomielite, com 52,62% do público-alvo vacinado. No ano passado, o Piauí também apresentou um crescimento na cobertura vacinal contra a DTP, que protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche, passando de 73,11% em 2022 para 89,07% em 2023.

WhatsApp Image 2024-05-24 at 12.02.32.jpeg

“As ações como microplanejamento, que realizamos nos territórios de saúde do estado com foco na realidade local, foram essenciais para este avanço. Continuamos com os trabalhos junto aos municípios para traçar estratégias com gestores e alcançar melhores resultados, com finalidade de melhorar as coberturas vacinais”, lembra a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Joel Rodrigues diz que meta do progressistas para 2026 é a reeleição do senador Ciro Nogueira

O dirigente partidário também afirmou que Ciro também tem o desejo de compor chapa presidencial. O presidente estadual do Progressistas,...

Adriana Sá divulga Plano de Governo para Landri Sales; confira as propostas

A candidata à prefeitura de Landri Sales pelo PT, Adriana Sá, apresentou oficialmente seu Plano de Governo para o...

Bertolínia | Pedida a impugnação do registro de candidatura a prefeito de alvo do GAECO no Piauí

Eleições 2024. O candidato a prefeito em Bertolínia Rodrigo Martins (PSD) ingressou com pedido de impugnação da candidatura do seu...

Instituto Coca-Cola Brasil oferece mil vagas em cursos de qualificação online gratuitos no Piauí

Até o momento, mais de 1.600 jovens já se formaram pelo Coletivo no Piauí. Estão abertas 1 mil vagas no...
spot_img

Roberto Carlos adia show por problema de saúde

O cantor está com um resfriado e seguiu recomendações médicas para uma rápida recuperação Está tudo bem! Nesta sexta-feira, dia...

Censo Demográfico 2022: quase 161 mil pessoas vivem em asilos no Brasil

De acordo com o levantamento, os moradores dessas instituições se concentram nas Regiões Sul e Sudeste O IBGE divulgou nesta...
spot_img

Posts Recomendados