Mais de 30% dos órgãos públicos em Teresina não possuem acessibilidade, diz TCE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além disso, foi analisada as adequações necessárias dos prédios públicos quanto ao cumprimento de normas de acessibilidade.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou um levantamento para avaliar as condições de acessibilidade dos órgãos públicos estaduais instalados em Teresina. Conforme a pesquisa, 33% das calçadas desses prédios públicos apresentam obstáculos que dificultam a mobilidade às pessoas com deficiência (PCDs). A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (9).

Foto: Divulgação

O levantamento teve por objetivo identificar barreiras físicas e comunicacionais que possam impedir o atendimento inclusivo a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, foi analisada as adequações necessárias dos prédios públicos quanto ao cumprimento de normas de acessibilidade.

Dados apontam que 66% dos prédios públicos estaduais não possuem piso tátil, recurso essencial para que deficientes visuais possam transitar por tais locais com maior facilidade. O documento aponta, ainda, que 85% deles não dispõem de material em braile.

O relatório da Corte de Contas evidenciou ainda que mais de 70% dos prédios não possuem atendentes com formação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A Libras tem como premissa auxiliar que deficientes auditivos possam se comunicar, proporcionando inclusão e cidadania ao público-alvo.

Outro problema destacado foi a inadequação das vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência. Aproximadamente 33% dos órgãos não possuem sinalização adequada para essas vagas e tampouco garantem o espaço necessário ao lado delas para circulação com cadeira de rodas.

Investimentos em acessibilidade

Embora existam leis que garantam a acessibilidade, a Corte de Contas informou que muitas instituições estaduais ainda estão longe de propor um acesso pleno e inclusivo às pessoas com deficiência. Além disso, a falta de serviços e infraestrutura adequada dificultam a vida das pessoas que necessitam de condições especiais. Diante disso, é ressaltado pelo TCE-PI a importância de investimentos e ajustes para garantir acesso aos serviços públicos em favor das pessoas com deficiência.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Hospital São Marcos suspende atendimento do SUS e cobra repasse da FMS

Os pacientes, que se dirigiram ao hospital, nesta quinta-feira (19), foram surpreendidos com a notícia. O Hospital São Marcos suspendeu...

Prefeitura de Floriano emite comunicado sobre contratação de empresa responsável por iluminação de LED

Confira a nota na integra NOTA DE ESCLARECIMENTO A Prefeitura Municipal de Floriano vem a público ESCLARECER alguns pontos sobre a...

Governo do Piauí realiza evento em novembro com prefeitos eleitos sobre as melhores práticas de administração pública

O Prepara Prefeitos promete ser um marco na aproximação entre os novos gestores e as iniciativas do governo. Em dois...

Operação contra pirataria derruba mais de 600 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal e prende suspeitos no Brasil

Ação mobilizou 9 estados, 5 países, órgãos continentais e até a Premier League, organizadora do campeonato de futebol inglês....
spot_img

Escola brasileira está entre as três melhores do mundo

Unidade é pioneira em programas de xadrez, atletismo e ginástica A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, localizada na Vila Isolina...

Políticos e centrais sindicais criticam elevação da Selic

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano A decisão do Copom de elevar a taxa Selic para...
spot_img

Posts Recomendados