Bahia adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo também anunciou investimento de R$ 84 milhões para instalação de cerca de 15 mil cisternas no estado

“Transformar um desafio até chegar ao nível de reconhecimento”, foi assim que a jovem empreendedora de Salvador, Letícia Moreira, de 30 anos, começou a relatar a busca pelo seu sonho de se tornar uma designer de sobrancelhas reconhecida e respeitada por suas clientes. “Comecei a ir de porta em porta para conquistar minhas clientes e fui ganhando um pouco de visibilidade. Tive vários obstáculos neste período e passei por lugares perigosos, foi uma trajetória muito difícil”, contou, emocionada.

Mas a realidade de Letícia começou a mudar quando conseguiu recursos para empreender. A jovem é uma das beneficiárias do Programa Acredita no Primeiro Passo, que visa promover a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, com valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas inscritas no Cadastro Único. “Com o Programa Acredita, vou investir cada vez mais na minha capacitação e na ampliação do meu estúdio de sobrancelhas”, celebrou.

O Programa Acredita foi lançado em Salvador, com a adesão do estado da Bahia, nesta segunda-feira (25.11). O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias. A cerimônia também foi marcada pelo anúncio da instalação de cerca de 15 mil cisternas em municípios rurais baianos com investimento de R$ 84 milhões.

“Por meio do Programa Acredita, queremos dar as mãos para milhões de pessoas da Bahia e do Brasil, para que possam superar a pobreza. São pessoas que querem um crédito com taxa de juros baixas e, com ele, estruturar um negócio”, explicou Wellington Dias. 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, lembrou que a assistência técnica oferecida pelo Programa ajuda quem deseja empreender de forma segura e evita que o dinheiro seja mal administrado. “A assistência técnica é fundamental. Tem que ter um projeto de desenvolvimento. É preciso um projeto de acompanhamento, de monitoramento. Não é somente entregar o dinheiro porque senão a situação dessas pessoas piora”, argumentou.

Rodrigues também celebrou o investimento em tecnologias sociais para levar água de qualidade às comunidades historicamente afetadas pela seca, promovendo segurança hídrica e alimentar. “O nosso compromisso é com a dignidade e a qualidade de vida dessas famílias. Água é essencial para garantir saúde, trabalho e desenvolvimento no Semiárido baiano”, afirmou.

Em relação ao Programa Acredita, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, salientou que a missão é diminuir o índice da desigualdade social. “Recebemos esse chamamento do presidente Lula para ajudar o Programa Acredita a avançar e chegar a todos. Estamos fazendo isso levando crédito. E nosso público prioritário são as pessoas que estão no Bolsa Família, para que tenham linha de crédito e possam investir”, pontuou.

“Estamos buscando que o Programa Acredita atinja todos os seus objetivos. Vamos ter muito caminho em 2025, vamos divulgar cada vez mais para levar crédito para a população que precisa disso para melhorar de vida”, projetou Paulo Câmara.

Durante o cumprimento da agenda na Bahia, o ministro Wellington Dias ainda visitou a comunidade de acolhimento do projeto social Fundação Doutor Jesus, no município de Candeias. A unidade presta atendimento às pessoas com dependência química. O titular do MDS conheceu as instalações e conversou com responsáveis pela instituição que explicaram o trabalho de acolhimento realizado e as atividades desenvolvidas no local.

Entrega de Vans 

Durante o evento, também foram entregues 15 veículos da Ação de Estruturação de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MobSUAS) para a rede socioassistencial de 15 municípios baianos (veja a lista abaixo). 

A iniciativa fortalece a frota de veículos disponível nos serviços e equipamentos do SUAS, facilitando o deslocamento das equipes para realizar atendimentos e, também, colabora no deslocamento de usuários da rede, assegurando que tenham acesso aos seus direitos.

Confira a lista de municípios :

  • Ibirapuã 
  • Lajedão 
  • Pé de Serra 
  • Salinas da Margarida
  • Souto Soares  
  • Vereda 
  • Cícero Dantas 
  • Andaraí    
  • Chorrochó
  • Feira de Santana 
  • Itabuna 
  • Juazeiro 
  • Lapão 
  • Correntina 
  • Bonito 
Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Seduc realiza pagamento da 10ª parcela das bolsas para estudantes das turmas ITA/IME

Serão beneficiados 136 alunos nas modalidades Bolsa Permanência e Bolsa Auxílio Acadêmico. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) efetuou,...

Senador Ciro Nogueira nega diálogo sobre ministério para o PP no Governo Lula

“Não estou participando e não tenho conhecimento”, afirmou o parlamentar O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, afirmou que...

Jair Bolsonaro: “É loucura falar em golpe com um general da reserva e cinco oficiais militares”

Ex-presidente faz ilações sobre atuação do TSE na eleição de 22. Ele e outros 36 foram indiciados por golpe...

Reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, decide TST

Empresas não são obrigadas a manter benefícios extintos pela reforma O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu nesta segunda-feira (25)...
spot_img

Confira o passo a passo de como renovar a matrícula na rede estadual de ensino do Piauí para 2025

O processo é 100% digital e foi desenvolvido para garantir praticidade e acessibilidade aos alunos e seus responsáveis. O período...

Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas no Piauí nesta segunda (25)

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h),...
spot_img

Posts Recomendados