Rubro-Negro carioca possui 19% da torcida nacional, seguido pelo Corinthians, com 14%
O Flamengo se mantém como a maior torcida do Brasil. Foi o que apontou uma nova pesquisa Datafolha sobre as torcidas brasileiras. Na nova amostragem, o Rubro-Negro carioca aparece com 19% da preferência dos brasileiros.
Em segundo lugar aparece o Corinthians, com 14% da preferência nacional, seguido pelos rivais Palmeiras, com 7% e São Paulo, com 6%.
Grêmio e Vasco, ambos com 4% das respostas, completam as primeiras posições das maiores torcidas do País.
Santos, Cruzeiro e Internacional, com 3% cada, vêm em seguida, enquanto os finalistas da Libertadores, Botafogo e Atlético-MG, somam 2%, assim como Fluminense e Bahia.
O Datafolha ouviu 2.004 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 5 e 7 de novembro, em 113 municípios brasileiros. A margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Flamengo lidera no Norte, Nordeste e Centro-oeste
A maior preferência pelo Flamengo se nota principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No Norte, o clube carioca aparece em primeiro lugar na pesquisa, com 29%, seguido pelo Corinthians, com 11%. O Remo é o clube da região com mais torcida, somando 4%.
No Nordeste, o Flamengo foi o time preferido de 25% dos torcedores, seguido pelo Corinthians, com 8%. Entre os clubes nordestinos, o de maior percentual na região é o Sport, com 5%.
Por fim, o Centro-Oeste repete os números da região Norte, com o Flamengo possuindo 29% das respostas e o Corinthians, 11%. O Goiás, com apenas 1%, é o clube da região mais bem colocado.
Já no Sudeste, o Flamengo é o segundo mais citado, com 15%, atrás do Corinthians, com 20%. No Sul, é apenas o terceiro, empatado com o Corinthians (9%), atrás de Grêmio (23%) e Internacional (18%).
Maiores torcidas do Brasil, segundo o Datafolha
- Flamengo – 19%
- Corinthians – 14%
- Palmeiras – 7%
- São Paulo – 6%
- Vasco e Grêmio – 4%
- Santos, Cruzeiro e Internacional – 3%
- Atlético-MG, Botafogo, Fluminense e Bahia – 2%
- Vitória e Seleção Brasileira – 1%
- Outros times – 4%
- Nenhum time – 23%
Por Redação do ge — Recife