Ministro do STF, André Mendonça, esteve em Teresina para ministrar aula magna de encerramento de cursos de capacitação ofertados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.
O governador Rafael Fonteles prestigiou, na tarde desta sexta-feira (13), o encerramento dos cursos de qualificação ofertados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, com aula magna do ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, em Teresina. Com o tema “Governança e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado”, a aula marca o encerramento dos cursos de Gestão Orientada por Dados, Gestão e Governança na Segurança Pública e Gestão de Projetos, Orçamento, Licitação e Logística na Segurança Pública.
Durante a abertura da solenidade, Rafael Fonteles destacou os avanços na integração das polícias com os órgãos que compõem o judiciário e o Ministério Público, além dos investimentos em tecnologia, o que tem contribuído para a implementação de soluções inovadoras na segurança.
“Nossas diretrizes principais são focar em integração e inteligência. A integração das forças entre si, das forças com o sistema judicial, das forças de segurança também com a sociedade civil, e também investir fortemente em inteligência para que o Estado, o aparelho estatal, esteja sempre à frente do crime organizado, que hoje é uma verdadeira indústria. Então, nós temos que ter muito investimento em inteligência, para a gente poder vencer essa criminalidade que tanto degrada as nossas relações humanas aqui no Brasil”, afirmou o governador.
Rafael ressaltou o sucesso do Protocolo de Recuperação de Celulares, desenvolvido no Piauí pela equipe da Secretaria de Segurança Pública e que vem sendo adotado por vários estados brasileiros, gerando bons resultados na redução de crimes como homicídios e roubo a veículos. “Temos o menor indicador de homicídios do norte-nordeste do Brasil, que é a região que mais sofre com a violência. E fazemos isso com uma polícia extremamente capacitada, inteligente, precisa e que consegue gerar resultados sem ter que abusar da força”, completou.
O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, comentou sobre o reforço das tropas do Estado, com a realização de concursos públicos, e ressaltou a importância da qualificação desses policiais. “Na Polícia Militar, temos 7.100 homens e mulheres. Nós capacitamos mais de 8.600 profissionais, ou seja, tem policiais que fizeram mais de um curso. Isso significa um progresso na carreira, um curso de capacitação, ou um curso de especialização para atuar no seu setor. Por isso, temos bons e excelentes dados de produtividade. São ações que tendem a diminuir o risco de dano para a nossa sociedade, que são aqueles que se servem no nosso serviço”, disse.
Também presente na solenidade, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Piauí, inspetor Fabrício Loiola, destacou a importância da qualificação profissional para que as forças de segurança consigam atender aos anseios da população. “A Secretaria de Segurança Pública está de parabéns ao investir em conhecimento. É através da capacitação dos nossos servidores, dos policiais, é através da busca por conhecimento que você consegue entregar um serviço de melhor qualidade para a sociedade e consegue com a mesma quantidade de recursos humanos e materiais aumentar as entregas para o povo”, destacou.