EUA formalizam repatriação de esmeralda encontrada na Bahia após disputa judicial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A pedra preciosa tem um valor estimado de 1 bilhão de dólares, o que equivale a mais de R$ 6 bilhões

Após anos de disputas legais, os Estados Unidos formalizaram a repatriação de uma esmeralda de 380 kg, considerada um tesouro nacional brasileiro.

Encontrada em 2001 na cidade de Pindobaçu, no norte da Bahia, a pedra preciosa tem um valor estimado de 1 bilhão de dólares, o que equivale a mais de R$ 6 bilhões.

A decisão foi oficializada após a Justiça americana acatar o pedido do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) em novembro de 2024.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos protocolou a decisão final no prazo previsto, válida até o dia 6 de dezembro de 2024. Desde então, teve início o período de 60 dias para a apresentação de recursos, que se encerra em fevereiro de 2025.

Cópia de LINEBET BRANCO – 1

A repatriação definitiva da esmeralda pode ser adiada caso haja alguma contestação dentro do prazo.

Ao final do processo, a pedra, que foi extraída e exportada ilegalmente para os Estados Unidos, ficará sob custódia do Brasil, com a previsão de exibição no Museu Nacional do Rio de Janeiro. No entanto, ainda não há uma data oficial para a chegada da pedra ao país.

A repatriação da pedra bruta é considerada uma vitória pela Justiça brasileira, que, desde 2015, trabalhava para garantir o retorno da esmeralda ao país. O processo legal envolveu uma articulação entre o Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e autoridades norte-americanas.

A esmeralda foi descoberta em Pindobaçu, no norte da Bahia, onde foi extraída ilegalmente antes de ser enviada aos EUA por meio de documentos falsificados. Em 2017, a Justiça Federal de Campinas (SP) condenou dois homens envolvidos na exportação ilícita e decretou a apreensão da pedra.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Joel Rodrigues denuncia abandono e cobra providências para crise d’água em Jaicós; veja o vídeo

Ao lado do senador Ciro Nogueira, o presidente do progressista destaca o drama da população de Jaicós e pede...

Ficar sem sexo afeta a saúde? Veja o que a medicina já conseguiu comprovar

Pesquisas não indicam danos físicos da abstinência sexual; especialistas explicam quando a falta de sexo merece atenção. A frequência com...

Falta de vagas em creches atinge mais de 50% das redes municipais

Levantamento do MEC mostra aumento nas filas, avanço nas inscrições de bebês e cobertura elevada na pré-escola. Uma pesquisa do...

ACS e ACE de Guadalupe recebem certificados de curso técnico, fardamentos e kits de trabalho

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na...
spot_img

‘Custo da habilitação era muito alto’, diz primeira brasileira a tirar CNH pelo novo modelo

Andreza Lima dos Santos, de 27 anos, emitiu a CNH em João Pessoa, na terça-feira (16), após mudanças nas...

Uespi publica edital com mais de 4,2 mil vagas para ingresso em 2026 pelo SiSU

As vagas são distribuídas em 105 cursos presenciais, ofertados nos campi e centros localizados em Teresina e no interior...
spot_img

Posts Recomendados