O presidente estadual do PSD no Piauí, deputado federal Júlio César, afirmou que a possibilidade de fusão cruzada com o MDB não é importante para os pessedistas, porém, pode ser avaliada, caso o governador Rafael Fonteles (PT) considerar importante a jogada política.
Conforme o parlamentar, a fusão cruzada conseguiu bom resultado no último pleito, sendo que o PSD elegeu três deputados federais e o MDB elegeu nove deputados estaduais. Além disso, a chance de fusão cruzada também passará pelo aval do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
“Aquela coligação cruzada da última eleição os candidatos a época do MDB vieram pro PSD. Por isso que o PSD elegeu três de dez de deputados federais e o MDB elegeu nove deputados estaduais. E essa posição cruzada, essa coligação cruzada ela já está sendo cogitada, especulada e articulada para acontecer na próxima eleição. Veja bem, eu acho que não é importante para o nosso partido, mas se for importante para o grupo do nosso governador que é o grande líder, nós vamos estudar com o apoio também presidente nacional do partido o presidente Gilberto Kassab”, declarou Júlio César.
Ainda segundo o presidente regional do PSD, os partidos não almejaram os nomes que podem se filiar às siglas e, que essas negociações devem ficar somente para datas mais próximas ao pleito de 2026. “Os nomes só serão definidos quando tiver perto, muita gente quando está longe deseja ser candidato, quando vai se aproximando às vezes desiste por falta de competitividade. Mas, como nós temos bastante tempo, nós vamos administrar o tempo, articular com aqueles que desejam ser candidato e vamos no momento certo decidir se haverá essa coligação cruzada ou não”, ressaltou o deputado.
As informações são do GP1