Anatel quer aumentar monitoramento de ligações indesejadas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Operadoras devem enviar relatório mensal para agência.

As prestadoras de telefonia móvel e fixa terão que enviar mensalmente à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os relatórios referentes a chamadas recebidas, incluindo aquelas com indícios de alteração indevida de código de acesso (spoofing) nos números de telefones. Esta técnica é usada por criminosos para falsificar o número de telefone de uma ligação.

Os relatórios devem ser encaminhados pelo sistema Coleta de Dados Anatel, implementado em janeiro deste ano. O objetivo do sistema que recebe dados de originadores de chamadas indesejadas é permitir que a Anatel proteja o consumidor mais rapidamente de possíveis golpes por chamadas telefônicas.

Segundo a Anatel, o envio dos dados faz parte de um conjunto de medidas regulatórias de enfrentamento às ligações indesejadas já estabelecidas pelo órgão, com o objetivo de reduzir o incômodo aos usuários de serviços de telecomunicações no Brasil e evitar fraudes por telefone. Como resultado, houve a redução de 184,9 bilhões dessas chamadas, entre junho de 2022 e dezembro de 2024, em todo o país.

Relatórios
Pela determinação, as entidades do setor de telecomunicações devem enviar os relatórios todo dia 15 de cada mês ao sistema que coleta dados para a Agência.

A estimativa é que as informações permitam que a Anatel monitore sistematicamente a origem de ligações irregulares, constate as irregularidades e acompanhe o cumprimento das medidas cautelares já expedidas, como a suspensão de usuários ou de empresas que cometem fraudes ou abusos.

A Anatel estabelece às prestadoras de telefonia móvel e fixa que, ao receberem as chamadas indesejadas irregulares, notifiquem as prestadoras de origem da ligação indesejada.

Além disso, as empresas receptoras das chamadas devem informar à Anatel dados como: data, horário das ligações, identificação das prestadoras de origem das chamadas indesejadas; data em que as infrações foram cometidas; proporções de chamadas com números falsos em relação ao total de chamadas recebidas e, quando for o caso, os tipos e prazo de suspensão de serviços.

A medida prevê que os envolvidos nas origens dessas chamadas irregulares sejam multados e até suspensos. As empresas de telefonia móvel e fixa que descumprirem as regras estão sujeitas a multas de até R$ 50 milhões.

Quando os originadores das chamadas estiverem relacionados a golpes ou fraudes envolvendo uso de nome de instituição financeira, as informações serão enviadas às autoridades de segurança pública.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Minha Casa, Minha Vida: Prefeito Antônio Reis assina contratos para a construção de 372 casas em Floriano

"Sou um homem dedicado, trabalhador e realizador, ajo com o coração por Floriano", disse Antônio Reis durante reunião de...

Em Picos, Júlio César e Georgiano Neto entregam 100t de alimentos às famílias atingidas pelas chuvas na cidade

A ação, articulada pelos parlamentares, beneficiará famílias atingidas pelas chuvas e outras em situação de vulnerabilidade social. Na manhã desta...

Badespi projeta crescimento em 2025 com liberação de R$ 100 milhões para empreendedores piauienses

Em 2024, a Badespi beneficiou 140 municípios piauienses, atendendo empreendedores de diversos setores, incluindo turismo, inovação e microcrédito. O Governo...

Prefeito de Guadalupe e equipe de gestão se reúnem com permissionários dos bares do Balneário Belém Brasília para discutir melhorias no atendimento

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, participou na manhã desta segunda-feira, 27 de...
spot_img

Decepção com o Governo Lula já chegou no Nordeste, diz senador Ciro Nogueira

Para o parlamentar, os brasileiros estão em seu momento mais difícil da história. Em entrevista nesta segunda-feira (27), o senador...

Piauí vai receber 10,4 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue

O Ministério da Saúde vai distribuir 10,4 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue no Piauí, como parte de...
spot_img

Posts Recomendados