Banco Central eleva juros básicos da economia para 14,25% ao ano

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

BC está preocupado com a inflação num cenário de economia aquecida. Com a Selic alta, o crédito também fica mais custoso.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (19) elevar a taxa básica de juros da economia de 13,25% para 14,25%. A decisão foi unânime.

Esse é o maior patamar desde a crise do governo Dilma, em 2015 e 2016, quando a taxa também alcançou 14,25%. A ex-presidente sofreu impeachment em agosto de 2016.

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. Serve de referência para calcular as taxas de empréstimos bancários e financiamentos, por exemplo. Ou seja, com a Selic alta, o crédito também fica mais custoso.

Getty Images

Em nota, após a reunião do Copom, o BC indicou que poderá aumentar novamente a Selic na próxima reunião, marcada para 6 e 7 de maio.

“Diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, da elevada incerteza e das defasagens inerentes ao ciclo de aperto monetário em curso, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de menor magnitude na próxima reunião”, diz o comunicado.

O anúncio desta quarta-feira (19) representa a quinta alta seguida na Selic. O BC está preocupado com a inflação num cenário de economia aquecida. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,4%.

Para definir os juros, o BC atua com base no sistema de metas de inflação. Se as projeções estão em linha com a meta, de 3% ao ano, é possível baixar os juros. Se estão acima, a tendência é de manutenção ou alta da Selic.

Com a inflação em alta, a instituição tem optado por aumentar a Selic. De acordo com o BC, os motivos da inflação são:

  • a resiliência do nível de atividade;
  • o mercado de trabalho aquecido;
  • a alta de gastos públicos; e
  • o cenário internacional, que tem pressionado o dólar.

Haddad minimiza anúncio

Questionado sobre a alta da Selic, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que não vai comentar a decisão até o BC publicar a ata da reunião.

Haddad disse que o aumento já estava previsto.

“Esse aumento, na verdade, teve um guidance no final do ano passado. Isso que aconteceu. Teve um guidance, o presidente do Banco Central disse em entrevista coletiva que o guidance seria observado”, declarou.

Segunda reunião de Galípolo no BC

Essa é a segunda reunião do Copom chefiada pelo novo presidente da instituição, Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele assumiu em janeiro deste ano.

Também é o segundo encontro no qual os diretores indicados pelo presidente Lula são maioria no colegiado, ou seja, são responsáveis diretos pela decisão tomada.

Com a autonomia operacional do BC aprovada pelo Congresso Nacional, e válida desde 2021, os diretores da instituição passaram a ter mandato fixo.

Até o fim do ano passado, tanto o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, como a maioria da diretoria eram indicados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pesquisa Quaest, 1º turno: Lula lidera, e Flávio Bolsonaro é 2º em todos os cenários

Em todos os cenários, Lula terminaria o 1º turno à frente, com percentuais que vão de 34% a 41%,...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 691,37 A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (17) a parcela...

Concurso da Seduc com quatro mil vagas terá edital lançado na segunda (22)

O resultado final do concurso será divulgado no fim de agosto de 2026 O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou, nesta...

Em Timon, professora aposentada é presa por agiotagem com quase R$ 500 mil e centenas de cartões de bancos

A professora foi conduzida para a Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. Uma professora aposentada, de 63 anos, identificada...
spot_img

Refis 2025 é prorrogado até 29 de dezembro e oferece descontos de até 95% em multas e juros

Programa possibilita que pessoas físicas e jurídicas regularizem pendências fiscais com condições especiais referentes a ICMS, IPVA, ITCMD e...

Professor do IFPI é afastado após exibir filme com classificação inadequada a alunos

Instituição abriu processo disciplinar e destacou que a prática fere as diretrizes pedagógicas; identidade do docente não foi revelada. Um...
spot_img

Posts Recomendados