Alta de juros estava prevista desde o fim do ano passado, diz Haddad

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo ministro, Galípolo executou medidas indicadas em dezembro

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de elevar a Taxa Selic (juros básicos da economia) de 13,25% para 14,25% ao ano estava prevista desde o fim do ano passado, disse nesta noite o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, cumpriu as medidas que indicou em dezembro.

© José Cruz/ Agência Brasil

“Esse aumento [de juros], na verdade, teve um guidance no final do ano passado. Isso que aconteceu. Teve um guidance, o presidente do Banco Central [Gabriel Galípolo] disse em entrevista coletiva que o guidance seria observado”, declarou Haddad ao deixar o ministério.

No jargão do mercado financeiro, guidance representa um indicativo das direções a serem seguidas por uma empresa ou instituição financeira.

Na reunião de dezembro, a última sob a gestão de Roberto Campos Neto, o Banco Central tinha indicado que faria duas elevações de 1 ponto percentual na Selic em janeiro e em março. Esse guidance tinha vindo tanto no comunicado emitido após a reunião do Copom como da ata do encontro, uma semana mais tarde.

Haddad disse que só fará mais comentários sobre a decisão do Copom após ler a ata do comitê, prevista para ser publicada na próxima terça-feira (25). No comunicado emitido após a reunião de hoje, o BC informou que deverá elevar a Selic na reunião de maio, mas em menor ritmo.

“Diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, da elevada incerteza e das defasagens inerentes ao ciclo de aperto monetário em curso, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de menor magnitude na próxima reunião”, destacou o texto.

Críticas

A decisão do Copom provocou críticas dentro do próprio PT. Em postagem na rede social X (antigo Twitter), o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido na Câmara, escreveu que a decisão trará prejuízos para a economia.

“Essa política monetária é um equívoco com impactos nefastos para a economia brasileira e também para a questão fiscal no nosso país. Cada 1% a mais na taxa básica de juros, temos um aumento de gastos com juros da dívida de algo em torno de R$ 50 bilhões. O mercado defende ajuste fiscal, mas ao mesmo tempo pressiona por uma política monetária que causa um verdadeiro rombo nas contas públicas”, escreveu o deputado, tradicional crítico dos juros altos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Flávio Dino dá 48h para líder do PL explicar acordo de distribuição de emendas parlamentares

Deputado Sóstenes Cavalcante sugeriu pressão contra o presidente da Câmara em nome da anistia O ministro Flávio Dino, do Superior Tribunal...

‘Ainda Estou Aqui’ ganha mais um prêmio inédito para o cinema brasileiro

Walter Salles e Fernanda Torres também saíram vencedores, enquanto ‘Senna’ foi premiado como melhor criação de TV Ainda Estou Aqui...

Conheça as onze entidades que estão na mira da PF em meio a fraude do INSS

Associações são suspeitas de desviar valores de aposentadorias em esquema bilionário A investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria...

Brasil deve aproveitar crise entre EUA e China para exportar mais carne ao país asiático, dizem economistas

Para especialistas, país está bem posicionado para aproveitar guerra comercial entre China e EUA. Governo diz que vendas ao...
spot_img

Veja como funciona robô humanoide que saiu dos laboratórios e começa a chegar ao chão de fábrica

Turbinada por inteligência artificial (IA), uma nova leva dessas máquinas já estão operando, ainda em teste, em empresas como...

Baixa Grande do Ribeiro está entre as cidades mais ricas do Brasil no agronegócio

A análise se baseia nos dados da pesquisa anual do IBGE sobre a Produção Agrícola Municipal (PAM). O município de...
spot_img

Posts Recomendados