Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Câmara aprova projeto que limita acesso dos pais a dinheiro dos filhos; ‘Lei Larissa Manoela’

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Proposta foi protocolada um dia depois da entrevista exclusiva da atriz e cantora Larissa Manoela ao Fantástico. Ela revelou que estava abrindo mão de todo o patrimônio que acumulou em 18 anos de carreira por causa de uma briga com o pai e a mãe.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) um projeto que permite à Justiça limitar o acesso dos pais ao dinheiro dos filhos. O texto vai ao Senado.

A proposta foi protocolada um dia depois da entrevista exclusiva da atriz e cantora Larissa Manoela ao Fantástico.

Na oportunidade, ela revelou que estava abrindo mão de todo o patrimônio que acumulou em 18 anos de carreira por causa de uma briga com o pai e a mãe.

A atriz Larissa Manoela. – Foto: Reprodução/Instagram

O texto permite ao juiz, quando identificada a conduta abusiva na gestão patrimonial, financeira e econômica dos recursos provenientes das atividades da criança ou do adolescente, restringir o acesso aos recursos financeiros originadas dessas atividades.

“É o que pudemos observar no caso da atriz Larissa Manoela, que foi amplamente noticiado pelos meios de comunicação social e dizia respeito a suposta prejudicial e abusiva gestão e administração, feita pelos seus pais, de bens e rendimentos obtidos pela referida atriz, de forma direta ou indireta, em razão de seu trabalho”, afirmou a relatora, deputada Rosângela Moro (União-SP).

A Justiça também poderá:

  • determinar a formação de uma reserva especial de parcela dos recursos financeiros oriundos das atividades da criança ou do adolescente, visando garantir a preservação de seu patrimônio;
  • realizar auditoria periódica nas contas, bens e investimentos relacionados a recursos oriundos das atividades da criança ou do adolescente.

Conduta abusiva

A proposta diz que as crianças e os adolescentes têm direito à proteção contra “condutas abusivas dos pais” ou outras pessoas que tenham poder de gestão patrimonial, financeira e econômica dos recursos oriundos de suas atividades.

O texto também define essa conduta abusiva como “a utilização indiscriminada, a vedação do acesso, sem justo motivo, ao proveito econômico obtido pela criança ou adolescente e a apropriação indébita”.

“É de se louvar a pretensão dos autores dos projetos de lei em análise no sentido de ampliar a proteção legal existente, sob os aspectos patrimonial e econômico, de crianças e adolescentes”, afirmou a relatora, deputada Rosângela.

Prestação de contas

O projeto obriga ainda que os pais ou responsáveis pelos menores preste contas, no mínimo, a cada dois anos, para fiscalizar se a administração dos bens está sendo realizada de forma responsável e em atendimento aos seus interesses da criança e adolescente.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Campeonato Jerumenhense 2025 começa neste sábado, 5 de abril, com premiação de R$ 22 mil para os destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A bola vai rolar neste sábado, 5 de abril, marcando o início do...

Lula deve visitar o Piauí em julho para inaugurar ponte sobre o Rio Parnaíba

A obra vai garantir maior fluidez ao escoamento de grãos na região do cerrado piauiense. O presidente da República, Luiz...

PGR pede prisão de sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Argentina

Léo Índio virou réu por envolvimento nos atos golpistas de 8/01 O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta terça-feira...

Piauí inicia abril com aumento no ICMS sobre compras internacionais de 17% para 20%

Com essas cobranças, a tributação total para compras internacionais de até US$ 50 pode chegar a 50% A alíquota do...
spot_img

Ministro Flávio Dino determina suspensão de emendas para a Uespi e fundações de apoio do Piauí

A decisão do ministro do STF afeta também universidades e fundações de outros sete estados. O ministro do Supremo Tribunal...

Encontro no Piauí destaca avanços na alfabetização e fortalece parceria entre governos federal, estadual e municipais

O evento reforçou o papel do Piauí como laboratório de boas práticas, com trocas que inspiram todo o estado. O...
spot_img

Posts Recomendados