Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Prouni 2025: aberto período para participar da lista de espera

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A divulgação dos pré-selecionados por meio da lista de espera ocorrerá na terça-feira, 1º de abril

Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), abriu, nesta quarta-feira, 26 de março, o período para manifestação de interesse na lista de espera do processo seletivo para o primeiro semestre de 2025 do Programa Universidade Para Todos (Prouni). 

Podem participar todos os inscritos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou que foram reprovados por não formação de turma. Para isso, é preciso registrar manifestação de interesse na lista de espera até as 23h59 de quinta-feira, 27 de março, na página do Prouni no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A divulgação dos pré-selecionados por meio da lista de espera ocorrerá na terça-feira, 1º de abril. 

Divulgação

Quem for pré-selecionado na lista de espera deverá comparecer à instituição de ensino escolhida no período de 1º a 11 de abril, a fim de comprovar as informações prestadas em sua inscrição. Além disso, os candidatos devem ficar atentos quanto à existência de eventuais exigências adicionais por parte das instituições de ensino. Todo o processo é gratuito, e as informações oficiais são divulgadas nos canais de comunicação do MEC. 

Confira o cronograma do Prouni 2025/1:.

Balanço  Na 1ª chamada do Prouni, divulgada no início de fevereiro, 197.080 estudantes haviam sido pré-selecionados. Já na 2ª chamada, no fim de fevereiro, foram convocados 86.373 pré-selecionados. A edição de 2025 teve 1,5 milhão de inscrições, sendo que 768.296 pessoas se inscreveram — cada participante pode escolher até dois cursos para concorrer à bolsa. Nesta edição, foram ofertadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 parciais. 

Prouni 20 anos  Criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, o Prouni oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo a pessoa sem diploma de nível superior. Em 2025, ele comemora 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024.  

    Nessas duas décadas, mulheres (56%) e negros (55%) foram maioria entre o público da política. Além disso, segundo o Censo da Educação Superior de 2023, ao se analisarem os efeitos do Programa na taxa de conclusão de curso superior, verificou-se que 58% dos participantes concluíram a graduação. Ao todo, 1,46 milhão de bolsistas concluíram seus cursos de graduação. Já entre os estudantes que não participam do programa, o percentual cai para 36%. Os dados ressaltam o impacto social do Prouni no acesso e na conclusão do ensino superior por parte de grupos vulnerabilizados. 

    Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu

    Leonidas Amorim
    Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
    Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Recentes

    Dados da Quaest mostram desgaste de Lula com 62% contra nova candidatura

    Apenas 35% dos entrevistados manifestaram apoio a uma nova candidatura do petista. Uma pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira...

    Preso homem de 31 anos que “namorava” adolescente de 13 anos em Manoel Emídio

    A mãe da vítima denunciou o caso à polícia em fevereiro deste ano. Um homem de 31 anos foi preso...

    Georgiano Neto rebate críticas sobre ausências na ALEPI e mira Câmara Federal em 2026

    Deputado mais votado da história do Piauí defende trabalho "fora do plenário" e confirma pré-candidatura ao Congresso; polêmica com...

    Recicladora é autuada em Ribeiro Gonçalves por descarte ilegal de embalagens de agrotóxicos

    Fiscalização da Adapi encontra resíduos perigosos descartados irregularmente. Durante uma operação de rotina, fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do...
    spot_img

    Vereadora Tatiana Medeiros é presa pela Polícia Federal em Teresina

    A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) foi presa pela Polícia Federal, no início da manhã desta quinta-feira, 3. Ela já...

    Ministério da Saúde confirma parceria para produção nacional de insulina de ação prolongada

    Em 2025, 20 milhões de frascos de insulina glargina serão entregues para população. No futuro, parceria entre Governo Federal,...
    spot_img

    Posts Recomendados