Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Janja “vai continuar fazendo o que gosta”, diz Lula sobre viagens

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente afirmou que primeira-dama “não é clandestina”, nem faz “viagens apócrifas”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu as críticas envolvendo as viagens e os gastos de sua esposa, Janja da Silva, afirmando que ela “não é clandestina” e que “vai continuar fazendo o que gosta”. As declarações ocorreram em coletiva de imprensa em Hanói, no Vietnã, neste sábado (29).

Na ocasião, o chefe do Executivo foi questionado sobre a viagem a Tóquio, onde a primeira-dama chegou discretamente uma semana antes do próprio presidente. Na coletiva, ele foi indagado se não considera importante divulgar com antecedência as viagens e os gastos da primeira-dama.

Janja “vai continuar fazendo o que gosta”, diz Lula sobre viagens

Lula negou que Janja tenha viajado “escondida” e afirmou que há indagações da oposição que não devem ser respondidas.

– Eu sinceramente não respondo à oposição nesse assunto. Eu acho que a Janja tem maioridade suficiente para responder àquilo que é sério. Aquilo que é molecagem, aquilo que é fake news, aquilo que é irresponsabilidade, não precisa responder, a história vai julgar – adicionou.

O petista defendeu que sua esposa vai “para onde ela quiser” e tem liberdade para “falar o que quiser”.

– Ela vai continuar fazendo o que ela faz, porque a mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa, ela vai estar aonde ela quiser, vai falar o que ela quiser, e vai andar para onde ela quiser, é assim que eu acho que é o papel da mulher – declarou ele.

O líder brasileiro ainda comentou a viagem de Janja a Paris, na França, onde ela discursou como chefe da delegação brasileira na abertura da cúpula Nutrição para o Crescimento (N4G) nesta sexta-feira (28). O petista afirmou que sua esposa não é “clandestina” e que foi a Paris a convite do presidente francês, Emmanuel Macron.

– Janja foi oficialmente me representando, ela não foi em uma viagem escondida, ela foi em uma viagem me representando. Ela não faz viagem apócrifa, ela faz viagem porque ela foi convidada para fazer uma viagem e não foi pouca coisa. Ela viajou a convite do companheiro Macron para discutir a aliança global contra a fome e a pobreza, e eu fiquei muito orgulhoso quando ela foi lembrada pelo Macron – assinalou.

Janja deixou o Japão e foi a Paris após ter acompanhado Lula no jantar com o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako no Palácio Imperial de Tóquio.

A oposição tem feito reiterados pedidos por mais transparência em relação aos gastos da primeira-dama, que conta com uma equipe informal que a acompanha nas viagens ao exterior, embora não exerça nenhum cargo público no governo.

Em 2024, a estadia da comitiva de Janja durante os Jogos Olímpicos de Paris custou R$ 203,6 mil. Em fevereiro deste ano, as passagens de ida e volta da esposa do presidente a Roma, na Itália, onde ela participou do evento pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (Fida), custaram R$ 34,1 mil.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, contudo, arquivou todos os pedidos da oposição para investigar os gastos de Janja.

A Advocacia-Geral da União (AGU), por sua vez, está preparando um parecer para estipular limites de atuação dos cônjuges dos presidentes da República.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Niède Guidon será nome de rua em Salvador, na Bahia

Projeto de lei apresentado pelo vereador André Fraga (PV) celebra a trajetória da pesquisadora que transformou a Serra da...

Última etapa da Transcerrados atinge 50% de conclusão e deve ser entregue no início de 2026

A Transcerrados se estende desde o entroncamento da PI-247 (em Sebastião Leal), passando pelo entroncamento da PI-262 (na Serra...

Comandante da PM de Guadalupe alerta: menores continuam pilotando motos e pais serão responsabilizados

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Em entrevista ao Portal Cidade Luz, o comandante da 2ª Companhia do 10º...

Litígio entre Piauí e Ceará segue sem avanço um ano após relatório do Exército ao STF

Documento com cinco propostas foi entregue ao STF em junho de 2024, mas processo segue parado e sem previsão...
spot_img

Marcos Parente dá início aos festejos de sua padroeira com alvorada e bênção do padre Ronaldo Sampaio

Por Gleison Fernandes. Teve início neste domingo, 6 de julho, os tradicionais festejos em honra à padroeira de Marcos Parente,...

Fernando Haddad defende taxação dos super-ricos durante reunião do Brics

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a taxação dos super-ricos. Em discurso neste sábado, durante a...
spot_img

Posts Recomendados