Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

“A reeleição foi um malefício à gestão pública do Brasil”, diz Marcelo Castro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A PEC estava pautada para ser votada na CCJ, porém, o presidente da comissão concedeu vista coletiva à proposta.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiou a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos.O texto é relatado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI).

A proposta estabelece um mandato de cinco anos para os cargos do Poder Executivo e Legislativo — exceto para senador, que será de 10 anos. A reeleição será permitida apenas para cargos do Poder Legislativo, como deputados estaduais e federais, e vereadores.

A PEC estava pautada para ser votada na CCJ na quarta-feira (23), porém, o presidente da comissão – senador Otto Alencar (PSD-BA) – concedeu vista coletiva à proposta. Assim, os senadores terão mais tempo para avaliar o texto.

Sob a relatoria do projeto, o senador Marcelo Castro enrijeceu as críticas em relação à reeleição no Brasil e disse que há um consenso na classe política para a extinção do mecanismo.

“A reeleição para os cargos do Executivo foi um malefício grande à gestão pública do Brasil. Já está passando da hora de retomarmos o que sempre foi a nossa tradição republicana de não ter reeleição. Foi uma experiência maléfica e que trouxe vícios”, disse.

Extensão do mandato

A proposta estabelece a unificação das eleições em um único dia para todos os cargos eletivos. Para cada função, foi fixado um mandato único de cinco anos, com exceção do cargo de senador da República, que terá mandato de dez anos.

“Nós estamos propondo a extensão do mandato, que serão de cinco anos. Na nossa PEC, estamos propondo a coincidência das eleições. A gente quer que a eleição no Brasil seja realizada de cinco em cinco anos, de vereador a presidente da República”, pontou.

A previsão é que a última reeleição aconteça em 2028, para o cargo de prefeito. Para que entre em vigor a partir da próxima eleição – que acontece em 2026 – o projeto deve ser aprovado pelo Congresso Nacional ainda em 2025.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

MPPI firma acordo com duas prefeituras para instalação de Procons municipais

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) firmou um acordo extrajudicial com os municípios de Barras e Pedro...

No Piauí, prefeito manda secretário transferir dinheiro público para vereador e os três viram réus na Justiça

Mais de R$ 55 mil foram depositados diretamente para a conta do vereador pela prefeitura sem qualquer justificativa legal,...

Geraldo Alckmin entrega ao Papa convite para visitar o Brasil durante a COP30

Vice-presidente assistiu à missa que celebrou pontificado do novo Papa O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, entregou ao Papa Leão...

Jesse James viaja a Brasília para Marcha dos Prefeitos que acontece de 19 a 22 de maio

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Guadalupe, Jesse James, confirmou presença na XXVI Marcha a Brasília...
spot_img

Eleitores com três faltas seguidas têm até segunda (19) para evitar cancelamento do título

Consulte sua situação no site do TRE-PI, pelo aplicativo e-Título ou no cartório eleitoral e regularize sua situação até...

Casa onde Papa Leão XIV passou a infância vai a leilão por mais de R$ 1,4 milhão

A casa onde o Papa Leão XIV viveu parte da infância, nos arredores de Chicago (EUA), está sendo leiloada...
spot_img

Posts Recomendados