MPPI firma acordo com duas prefeituras para instalação de Procons municipais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) firmou um acordo extrajudicial com os municípios de Barras e Pedro II para a instalação e funcionamento dos Procons (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) nas duas cidades.

Em Barras, o promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro assinou o acordo com o prefeito Edilson Sérvulo de Sousa e o procurador-geral do município, Armando Cesar de Carvalho Lages Junior.

Já em Pedro II, o acordo foi celebrado com a prefeita Elisabete Rodrigues de Oliveira Nunes Brandão, o secretário municipal de Administração, Osmar Santos Getirana, e a procuradora-geral do município, Isabel Caroline Coelho Rodrigues. O encontro também contou com a presença do secretário executivo do Procon/MPPI, Edivar Cruz Carvalho, e do assessor da 2ª Promotoria de Justiça de Barras, Weslei Alves Rezende.

Segundo o promotor Nivaldo Ribeiro, os acordos visam garantir a proteção dos direitos dos consumidores nas duas cidades.

De acordo com os termos firmados, os equipamentos e mobiliários necessários ao funcionamento dos Procons serão fornecidos pelo Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FPDC), sem custos para os municípios. A cessão dos itens será formalizada por meio de Termo de Cessão de Bens.

As prefeituras de Pedro II e Barras deverão indicar, até os dias 30 de junho e 30 de julho, respectivamente, três servidores para participarem da formação e capacitação técnica dos agentes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). Esses profissionais atuarão nos Procons municipais, que serão vinculados ao Procon/MPPI.

A prefeita Elisabete Rodrigues, de Pedro II, comprometeu-se a cumprir integralmente os termos do acordo e sugeriu que a inauguração do Procon Municipal ocorra no dia 8 de agosto, em alusão ao aniversário de 171 anos da cidade. Já o prefeito de Barras, Edilson Sérvulo, propôs que a inauguração do Procon Municipal de Barras seja no dia 19 de setembro, data que marca os 184 anos do município.

Os planos de trabalho, cronogramas e prazos estabelecidos nos acordos serão monitorados pelas Promotorias de Justiça de Barras e Pedro II.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

“Começa a batalha”, alerta líder supremo do Irã para conflito com Israel

Em uma publicação no X, o aiatolá Ali Khamenei afirmou que, em "nome do nobre Haidar, a batalha começa” O...

Governo Lula deve enviar MP para evitar aumento na conta de luz

Parlamentares derrubaram vetos do presidente Lula em lei de investimentos em eólicas e offshore O líder do governo no Congresso...

Cajuína do Piauí tem título de Patrimônio Cultural reavaliado pelo Iphan

A decisão final sobre a manutenção do título será anunciada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que reúne representantes...

Piauí e Ministério do Desenvolvimento Social discutem integração de serviços e inclusão social

Em reunião, foram discutidas iniciativas para integrar plataformas digitais e facilitar o acesso da população piauiense a direitos e...
spot_img

Irã prepara mísseis para atacar bases dos EUA no Oriente Médio

O governo do Irã prepara mísseis e pode atacar instalações americanas no Oriente Médio se EUA apoiarem ofensiva israelense. O...

Em Baixa Grande do Ribeiro, policiais prendem um homem acusado de abusar de três crianças

A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, prendeu na tarde desta terça-feira (17) um homem de 38 anos,...
spot_img

Posts Recomendados