Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Chuvas intensas devem persistir no Piauí até o fim de abril, alerta Semarh

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Entre os dias 26 e 28 de abril, espera-se um volume de precipitação entre 50 e 100 milímetros nas microrregiões do Baixo Parnaíba e a faixa litorânea, além de municípios da microrregião de Campo Maior.

O Piauí deve enfrentar mais chuvas intensas nos próximos dias, segundo alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Entre os dias 26 e 28 de abril, espera-se um volume de precipitação entre 50 e 100 milímetros nas microrregiões do Baixo Parnaíba e a faixa litorânea, além de municípios da microrregião de Campo Maior.

A previsão se baseia em dados recentes. Nos últimos cinco dias, o Baixo Parnaíba já registrou acumulados significativos: 128 milímetros em Barras, 93 milímetros em Cabeceiras e 77 milímetros em Ilha Grande. Para os próximos sete dias, a expectativa é de acumulados entre 50 e 100 milímetros na faixa Litorânea, tendência que já vem se confirmando.

Foto: Renato Andrade

“A cidade de União, por exemplo, já acumula 67 milímetros nos últimos cinco dias, São José do Divino 65 milímetros, e Teresina ultrapassa os 50 milímetros, concentrados principalmente na zona leste da capital, área propensa a alagamentos”, detalha a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos.

Segundo a climatologista, embora a probabilidade de chuvas muito fortes diminua entre os dias 24 e 26 em Teresina, a previsão indica um retorno da intensidade, a partir da madrugada de 26 até o dia 28. “Mesmo com a redução da intensidade, os volumes de chuva permanecerão acima da média esperada para abril. Enquanto o Litoral e o Norte piauiense enfrentam chuvas, o Sudeste do estado deve registrar temperaturas acima de 38 graus nos últimos dias de abril.”, alerta Sara.

Outro ponto importante a ser destacado trata-se da amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima), que no auge do outono se apresentará de maneira elevada, ou seja, temperaturas máximas que podem chegar aos 39ºC e mínimas que podem ficar abaixo dos 15ºC a partir do mês de maio, especialmente no Sul do Estado.

Outro ponto importante a ser destacado trata-se da amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima), que no auge do outono se apresentará de maneira elevada, ou seja, temperaturas máximas que podem chegar aos 39ºC e mínimas que podem ficar abaixo dos 15ºC a partir do mês de maio, especialmente no Sul do Estado.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Projeto quer multar em até R$ 200 mil fraudes em postos de combustível no Piauí

Texto apresentado por Warton Lacerda (PT) prevê penalidades severas, incluindo cassação de inscrição estadual, para estabelecimentos que adulterarem bombas. Um...

Oposição na Câmara pede ao STF que obrigue a instalação da CPI do INSS

Na prática, o mandado de segurança força o STF a se posicionar sobre a CPI no momento em que...

Além de subir imposto, governo Lula vai cortar R$ 31 bilhões em gastos

Mais detalhes sobre as mudanças no IOF serão informados posteriormente pelo governo. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento e...

Ministro Flávio Dino do STF diz ter recebido mensagem com ameaças e ofensas

Texto foi enviado por meio da ouvidoria do tribunal O ministro Flávio Dino (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), relatou...
spot_img

MDS informa que ameaça de bomba foi controlada pela PMDF

Pasta reitera sua confiança no trabalho da PMDF e se coloca à disposição para colaborar com os esclarecimentos necessários O...

Júlio César mostra força em jantar para mais de 150 prefeitos durante marcha em Brasília

Na oportunidade, o parlamentar destacou a participação dos aliados na 26ª Marcha em Defesa dos Municípios e a força...
spot_img

Posts Recomendados