Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Chuvas intensas devem persistir no Piauí até o fim de abril, alerta Semarh

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Entre os dias 26 e 28 de abril, espera-se um volume de precipitação entre 50 e 100 milímetros nas microrregiões do Baixo Parnaíba e a faixa litorânea, além de municípios da microrregião de Campo Maior.

O Piauí deve enfrentar mais chuvas intensas nos próximos dias, segundo alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Entre os dias 26 e 28 de abril, espera-se um volume de precipitação entre 50 e 100 milímetros nas microrregiões do Baixo Parnaíba e a faixa litorânea, além de municípios da microrregião de Campo Maior.

A previsão se baseia em dados recentes. Nos últimos cinco dias, o Baixo Parnaíba já registrou acumulados significativos: 128 milímetros em Barras, 93 milímetros em Cabeceiras e 77 milímetros em Ilha Grande. Para os próximos sete dias, a expectativa é de acumulados entre 50 e 100 milímetros na faixa Litorânea, tendência que já vem se confirmando.

Foto: Renato Andrade

“A cidade de União, por exemplo, já acumula 67 milímetros nos últimos cinco dias, São José do Divino 65 milímetros, e Teresina ultrapassa os 50 milímetros, concentrados principalmente na zona leste da capital, área propensa a alagamentos”, detalha a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos.

Segundo a climatologista, embora a probabilidade de chuvas muito fortes diminua entre os dias 24 e 26 em Teresina, a previsão indica um retorno da intensidade, a partir da madrugada de 26 até o dia 28. “Mesmo com a redução da intensidade, os volumes de chuva permanecerão acima da média esperada para abril. Enquanto o Litoral e o Norte piauiense enfrentam chuvas, o Sudeste do estado deve registrar temperaturas acima de 38 graus nos últimos dias de abril.”, alerta Sara.

Outro ponto importante a ser destacado trata-se da amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima), que no auge do outono se apresentará de maneira elevada, ou seja, temperaturas máximas que podem chegar aos 39ºC e mínimas que podem ficar abaixo dos 15ºC a partir do mês de maio, especialmente no Sul do Estado.

Outro ponto importante a ser destacado trata-se da amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima), que no auge do outono se apresentará de maneira elevada, ou seja, temperaturas máximas que podem chegar aos 39ºC e mínimas que podem ficar abaixo dos 15ºC a partir do mês de maio, especialmente no Sul do Estado.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Vereador de Timon é procurado pela Polícia Civil acusado de planejar homicídio

Ele é alvo de mandado de prisão expedido pela Justiça por um homicídio ocorrido em 2023. A Polícia Civil do...

STF elege Fachin para presidência da Corte pelos próximos dois anos; Moraes será o vice

O ministro Edson Fachin foi eleito nesta quarta-feira (13) para o ocupar o cargo de presidente do Supremo Tribunal...

Inscrições abertas para oficina em Guadalupe voltada a artesãos que querem ampliar oportunidades de negócio

Por Gleison Fernandes. Na próxima sexta-feira, 15 de agosto, Guadalupe receberá a oficina “Transformando o Artesanato em Negócio Competitivo”, voltada...

Washington Bandeira confirma convite de Rafael Fonteles para nova missão e se coloca à disposição para 2026

Cotado para a vice em 2026, o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, confirmou que o governador Rafael Fonteles...
spot_img

Gestantes de Guadalupe recebem orientações e participam de sorteios em ação do Agosto Dourado

Por Gleison Fernandes. Na manhã desta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe promoveu um encontro especial com...

Deputados Dr. Marcus Vinícius e Francisco Costa participam de reunião no MEC para viabilizar curso de Medicina em Floriano

"Nossa expectativa é que, no início do primeiro semestre de 2026, a primeira turma de Medicina inicie suas aulas...
spot_img

Posts Recomendados