MPPI firma acordo com duas prefeituras para instalação de Procons municipais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) firmou um acordo extrajudicial com os municípios de Barras e Pedro II para a instalação e funcionamento dos Procons (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) nas duas cidades.

Em Barras, o promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro assinou o acordo com o prefeito Edilson Sérvulo de Sousa e o procurador-geral do município, Armando Cesar de Carvalho Lages Junior.

Já em Pedro II, o acordo foi celebrado com a prefeita Elisabete Rodrigues de Oliveira Nunes Brandão, o secretário municipal de Administração, Osmar Santos Getirana, e a procuradora-geral do município, Isabel Caroline Coelho Rodrigues. O encontro também contou com a presença do secretário executivo do Procon/MPPI, Edivar Cruz Carvalho, e do assessor da 2ª Promotoria de Justiça de Barras, Weslei Alves Rezende.

Segundo o promotor Nivaldo Ribeiro, os acordos visam garantir a proteção dos direitos dos consumidores nas duas cidades.

De acordo com os termos firmados, os equipamentos e mobiliários necessários ao funcionamento dos Procons serão fornecidos pelo Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FPDC), sem custos para os municípios. A cessão dos itens será formalizada por meio de Termo de Cessão de Bens.

As prefeituras de Pedro II e Barras deverão indicar, até os dias 30 de junho e 30 de julho, respectivamente, três servidores para participarem da formação e capacitação técnica dos agentes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). Esses profissionais atuarão nos Procons municipais, que serão vinculados ao Procon/MPPI.

A prefeita Elisabete Rodrigues, de Pedro II, comprometeu-se a cumprir integralmente os termos do acordo e sugeriu que a inauguração do Procon Municipal ocorra no dia 8 de agosto, em alusão ao aniversário de 171 anos da cidade. Já o prefeito de Barras, Edilson Sérvulo, propôs que a inauguração do Procon Municipal de Barras seja no dia 19 de setembro, data que marca os 184 anos do município.

Os planos de trabalho, cronogramas e prazos estabelecidos nos acordos serão monitorados pelas Promotorias de Justiça de Barras e Pedro II.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Vereador diz que processo no TCE-PI é político e justifica contratações feitas na implantação do posto de Identificação em Marcos Parente

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O ex-presidente da Câmara Municipal de Marcos Parente, vereador Edmundo Pereira de Oliveira,...

Dois dias de cerimônias do ABC 2025 formam 72 alunos da rede municipal em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A rede municipal de ensino de Guadalupe encerrou, nesta sexta-feira, 5 de dezembro,...

Favelas no Piauí têm baixa infraestrutura de drenagem; piores índices do Brasil

O Piauí possui o terceiro menor índice de favelas e comunidades urbanas com bueiros para o escoamento de água...

33,7% da população culpa o Governo Rafael Fonteles por falta d’água, segundo pesquisa

Levantamento do Instituto Divulga revela insatisfação com a qualidade e a falta de água na cidade; governo estadual e...
spot_img

Membros do governo Lula avaliam que anúncio de Flávio Bolsonaro é estratégia para 2030

Ex-presidente Jair Bolsonaro escolheu o filho para ser candidato a presidente em 2026 Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio...

Copa do Mundo 2026: confira todos os grupos da competição

Torneio terá início no dia 11 de junho do próximo ano A Copa do Mundo de 2026 será disputada nos...
spot_img

Posts Recomendados